Buscar

Como fazer citações diretas e indiretas em trabalhos acadêmicos? Explicar como fazer citações diretas com até três linhas, mencionando o autor e co...

Como fazer citações diretas e indiretas em trabalhos acadêmicos?
Explicar como fazer citações diretas com até três linhas, mencionando o autor e colocando ano e página entre parênteses.
Explicar como fazer citações diretas com mais de três linhas, em recuo de 4cm, sem aspas e sem itálico, colocando ano e páginas entre parênteses.
Explicar como fazer citações indiretas, sem aspas e colocando somente o ano entre parênteses.

Essa pergunta também está no material:

GUIA ABNT - Simplificado
5 pág.

Normas Abnt Universidade Federal do AcreUniversidade Federal do Acre

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As citações em trabalhos acadêmicos são fundamentais para dar credibilidade e embasamento às ideias apresentadas. Existem dois tipos de citações: as diretas e as indiretas. Citações diretas com até três linhas: - Devem ser colocadas entre aspas duplas; - Deve-se mencionar o autor, ano e página entre parênteses, após a citação. Exemplo: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Nelson Mandela, 2003, p. 45). Citações diretas com mais de três linhas: - Devem ser colocadas em um recuo de 4cm, sem aspas e sem itálico; - Deve-se mencionar o autor, ano e página entre parênteses, após a citação. Exemplo: A educação é um processo contínuo e fundamental para o desenvolvimento humano. Segundo Paulo Freire (1996, p. 25), "a educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Citações indiretas: - Não precisam de aspas; - Deve-se mencionar o autor e o ano entre parênteses, após a citação. Exemplo: Segundo Freire (1996), a educação é um processo de transformação social. Lembre-se sempre de utilizar as citações de forma ética e responsável, dando crédito aos autores das ideias utilizadas em seu trabalho.

0
Dislike0
User badge image

Lorena Faria

Realizo trabalhos acadêmicos e ainda garanto a nota, caso necessite !
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais