Buscar

A hipófise é também conhecida como glândula pituitária e está localizada em um espaço ósseo na base do crânio. Como a hipófise está ligada diretame...

A hipófise é também conhecida como glândula pituitária e está localizada em um espaço ósseo na base do crânio. Como a hipófise está ligada diretamente ao hipotálamo, há uma relação entre o cérebro e o sistema endócrino. Essa glândula está dividida em hipófise anterior, que produz vários hormônios que controlam outras glândulas endócrinas, e hipófise posterior, onde os hormônios produzidos pelo hipotálamo são armazenados e liberados na circulação sanguínea. A hipófise anterior ou adeno-hipófise secreta seis hormônios importantes, como, por exemplo, o hormônio do crescimento. Já a hipófise posterior ou neuro-hipófise secreta dois hormônios como o hormônio antidiurético.

 

Elaborado pelo professor (2022).


Analisando o fragmento de texto anterior, avalie as informações:

 

I. A prolactina é um hormônio secretado pela hipófise anterior. Seus principais efeitos estão na estimulação do crescimento e desenvolvimento da glândula mamária, na produção e manutenção da secreção do leite.

II. O hormônio tireoestimulante (TSH) é secretado pela hipófise posterior em resposta a outro hormônio produzido no hipotálamo. O TSH estimula o crescimento da glândula tireóide e a produção dos hormônios tireoidianos.

III. Os hormônios gonadotrópicos são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), que são secretados pela hipófise anterior. Esses hormônios atuam apenas no sistema reprodutivo feminino, estimulando a foliculogênese e ovulação.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações apresentadas no texto, podemos afirmar que a alternativa correta é a I, pois a prolactina é um hormônio secretado pela hipófise anterior e seus principais efeitos estão na estimulação do crescimento e desenvolvimento da glândula mamária, na produção e manutenção da secreção do leite. As informações apresentadas nas alternativas II e III estão incorretas, pois o hormônio tireoestimulante (TSH) é secretado pela hipófise anterior e os hormônios gonadotrópicos (FSH e LH) atuam tanto no sistema reprodutivo feminino quanto masculino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais