Logo Passei Direto
Buscar
(Instituto UniFil/2019 - adaptada) O Assistente Social deve marcar com sua presença ética, crítica, criativa e dinâmica o cotidiano das Instituições onde atuam. É um pro�ssional que deve ter competências e habilidade para a realização de ações que promovam a condição humana dos sujeitos. Marque a alternativa que apresenta um dos Princípios Fundamentais do Código de Ética do Serviço Social.


Fornecer à população usuária, quando desejar e não for lhe causar prejuízo, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, quebrando o sigilo pro�ssional.
Contar com a participação efetiva da elite econômica nas decisões institucionais.
Garantir a plena informação sobre as políticas sociais aos usuários dos serviços.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Um dos Princípios Fundamentais do Código de Ética do Serviço Social é "Garantir a plena informação sobre as políticas sociais aos usuários dos serviços". Esse princípio enfatiza a importância de informar os usuários sobre seus direitos e as políticas que os afetam, promovendo a transparência e o empoderamento. As outras alternativas apresentadas não estão alinhadas com os princípios éticos do Assistente Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O princípio fundamental do Código de Ética do Serviço Social que está relacionado com a descrição apresentada é: "Fornecer à população usuária, quando desejar e não for lhe causar prejuízo, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, quebrando o sigilo profissional."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

William Alves

ano passado

Defesa intransigente dos direitos humanos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Código de Ética de 1993, julgue quais são Princípios Fundamentais.

I. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
II. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as.
III. Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
V. Liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.
a) I, II e III estão corretas.
b) I, II e IV estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) II e V estão corretas.
e) I e II estão corretas.

Behring e Boschetti (2013) citam que o centro da reforma do estado brasileiro, na década de 1990, foi o ajuste fiscal. O reformismo neoliberal trouxe em si uma forte incoerência entre o discurso da chamada reforma e a política econômica. Segundo as autoras, as políticas sociais não deixaram de existir, no entanto suas formulações foram capturadas por uma lógica de adaptação ao novo contexto. Daí decorre o trinômio do neoliberalismo para as políticas sociais. Qual é este trinômio?


Heterogeneidade, privatização, centralização.
Privatização, mínimos sociais, redução.
Privatização, regulação/controle, organizações.
Privatização, focalização/seletividade, descentralização.
Privatização, centralização/exigência, economia.

Qual é a alternativa correta?

A ética não extrapola os comportamentos humanos, não está situada na seara teórica estrutural funcionalista, antes é uma competência de caráter universal, embora seus conteúdos sejam norteados pela cultura. Não tem a ver com a norma jurídica, nem se resume à filantropia.
O projeto ético-político é fruto do processo de reatualização do conservadorismo.
O código de ética do assistente social se baseia na teoria estrutural-funcionalista.
No exercício profissional, o assistente social, tendo como fundamentos os princípios ético-políticos do projeto profissional, deve basear-se em uma análise flexível e fragmentada da realidade, corroborando com as tendências contemporâneas do mundo do trabalho capitalista.
Nosso projeto ético‐político está vinculado a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e(ou) exploração de classe, etnia e gênero, conforme está expresso entre os 11 princípios fundamentais do Código de Ética profissional do assistente social.
A
B
C
D
E

Mais conteúdos dessa disciplina