Buscar

Com base no texto e no que foi estudado anteriormente, assinale a alternativa correta. O conhecimento sobre patrimônio, por ser mais amplo e mais ...

Com base no texto e no que foi estudado anteriormente, assinale a alternativa correta.

O conhecimento sobre patrimônio, por ser mais amplo e mais distante da realidade do aluno, deve ser apresentado a partir do 5º ano do E.F., sendo estudado com maior preocupação a partir dos anos finais. Deve-se discutir tanto patrimônios materiais quanto imateriais.
A discussão sobre o patrimônio em sala de aula, seja ele material ou imaterial, serve para que os alunos sejam capazes de identificar os patrimônios de sua cidade ou região, para que possam discutir as razões culturais, sociais e políticas para que sejam assim considerados.
É preciso trabalhar o conceito de patrimônio desde o começo da educação básica, para que o aluno construa o seu saber histórico. Até o E.F.I, ele deve entender sobre patrimônios culturais materiais, sendo os imateriais trabalhados a partir do 6º ano.
O conceito de patrimônio cultural imaterial deve ser trabalhado a partir do 1º ano de E.F.I, pois tal noção pode ser abstrata demais para um aluno da Educação Infantil, que ainda não está no estágio de desenvolvimento cognitivo adequado para formular tal entendimento.
Como o trecho coloca, as manifestações culturais, para serem consideradas patrimônios, devem ser elementos que existem a centenas ou a milhares de anos, além de não serem mais realizadas ou seguidas por gerações atuais.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) Apenas a afirmativa IV está correta.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Teste__AO2_Metodologia_do_Ensino_de_História_no_Ensino_Fundamental[2]
14 pág.

Metodologia e Prática do Ensino da História Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas a afirmativa III está correta. Isso porque a afirmativa III diz que é preciso trabalhar o conceito de patrimônio desde o começo da educação básica, para que o aluno construa o seu saber histórico. Até o E.F.I, ele deve entender sobre patrimônios culturais materiais, sendo os imateriais trabalhados a partir do 6º ano. As outras afirmativas estão incorretas, pois não condizem com o que foi apresentado no texto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais