Buscar

O petróleo pode ser classificado de acordo com os constituintes que o compõem, e essa classificação interessa tanto a geoquímicos — que caracteriza...

O petróleo pode ser classificado de acordo com os constituintes que o compõem, e essa classificação interessa tanto a geoquímicos  que caracterizam o óleo para relacioná-lo à rocha-mãe e medir seu grau de degradação  quanto aos refinadores  que buscam saber a quantidade das diversas frações que podem ser obtidas, assim como sua composição e propriedades físicas.

Sobre essas classes de petróleo, assinale a alternativa correta.


a.

A classe parafínico-naftênica tem composição de 60% a 70% de parafina e mais de 20% de hidrocarbonetos naftênicos.



b.

A classe que tem composição de mais de 70% de hidrocarbonetos parafínicos é a classe naftênica, que inclui um número muito pequeno de óleos.



c.

A maior parte do óleo produzido no Nordeste do Brasil está na classe parafínica, composição de 75% ou mais de cera de parafina.



d.

Alguns óleos da África Ocidental se enquadram na classe aromático-naftênica, cuja composição tem teor de naftenos abaixo de 35%.



e.

Na classe aromática intermediária, há cerca de 10% a 30% de asfaltenos e resinas, e o teor de monoaromáticos, tiofenos e dibenzotiofenos é alto.


💡 1 Resposta

User badge image

Anderson Pereira Gomes

Resposta correta. A. A maior parte do óleo produzido no Nordeste do Brasil está na classe parafínica, composição de 75% ou mais de cera de parafina.

Classe parafínica — composição de 75% ou mais de cera de parafina. A maior parte do óleo produzido no Nordeste está nessa classe de petróleo.

Classe parafínico-naftênica — tem composição de 50% a 70% de parafina e mais de 20% de hidrocarbonetos naftênicos.

Classe naftênica — com composição de mais de 70% de hidrocarbonetos naftênicos, essa classe inclui um número muito pequeno de óleos.

Classe aromática intermediária — essa classe tem hidrocarbonetos para aromáticos acima de 50% e, geralmente, contém óleo pesado, com cerca de 10% a 30% de asfaltenos e resinas, e mais de 1% de teor de enxofre.

Classe aromático-naftênica — é a classe de petróleo cuja composição tem teor de naftenos acima de 35%. Alguns óleos da África Ocidental se enquadram nessa classe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais