Buscar

O crescimento econômico de um país, no sentido do aumento do PIB real per capita, pode reduzir a pobreza (se aumentar a renda média dos pobres). A ...

O crescimento econômico de um país, no sentido do aumento do PIB real per capita, pode reduzir a pobreza (se aumentar a renda média dos pobres). A respeito da pobreza, desigualdade e índice de GINI, assinale a alternativa CORRETA:

*


a) Não é possível haver redução da pobreza e aumento da desigualdade, simultaneamente. Se a renda média dos pobres aumenta, a desigualdade diminui e, portanto, reduz o índice de Gini.


b) É possível haver redução da pobreza e aumento da desigualdade, simultaneamente. Se a renda média dos pobres aumenta menos que a renda média dos ricos, o índice de Gini pode aumentar, refletindo o aumento na desigualdade de renda.


c) Só é possível haver redução da desigualdade se a renda média dos mais pobres aumentar enquanto a renda média dos mais ricos diminui.


d) Em um gráfico no qual a população, em valores percentuais e acumulados, está representada no eixo das abscissas e as rendas, em valores percentuais e acumulados, estão representadas no eixo das ordenadas, quanto maior for a proximidade entre a reta de equidistribuição e a Curva de Lorenz, maior será o grau de concentração da renda e, portanto, menos igualitária será a estrutura da repartição da renda.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: É possível haver redução da pobreza e aumento da desigualdade, simultaneamente. Se a renda média dos pobres aumenta menos que a renda média dos ricos, o índice de Gini pode aumentar, refletindo o aumento na desigualdade de renda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais