Buscar

6 - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou inconstitucional uma lei do Município de Ribeirão das Neves que proibiu a contratação de preso...

6 - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou inconstitucional uma lei do Município de Ribeirão das Neves que proibiu a contratação de presos pelas concessionárias de serviço público municipal. Para o Órgão Especial do TJMG, a norma feria a Constituição Mineira, que prevê para o presidiário o direito de estudar e trabalhar e estabelece que a licitação e os contratos administrativos na administração pública direta e indireta competem ao estado.

           O relator, desembargador Edgard Penna Amorim, votou pelo acolhimento da ação. Para o magistrado, o direito ao trabalho é conferido ao preso assim como deve ser garantido ao homem livre, o que não impede o Executivo de buscar equacionar o problema real decorrente da falta de empregos para absorver os dois segmentos de mão de obra disponíveis no mercado nevense. “Trata-se, na verdade, de desafio de sustentabilidade que envolve a política carcerária estadual e o mercado de trabalho formal do município”, concluiu. A decisão foi acompanhada por mais 20 desembargadores.

 

Diante do caso concreto, pergunta-se:

a) Qual é a ação de controle concentrado apresentada no caso concreto? Explique.

b) A referida lei municipal poderia ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado perante o STF? 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A ação de controle concentrado apresentada no caso concreto foi uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que questionou a constitucionalidade da lei municipal que proibiu a contratação de presos pelas concessionárias de serviço público municipal. b) A referida lei municipal não poderia ser objeto de controle de constitucionalidade concentrado perante o STF, pois a competência para julgar a constitucionalidade de leis municipais é dos Tribunais de Justiça dos Estados, conforme previsto na Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes