Buscar

Exercício de direitos políticos Atenção: Esse material é um resumo do livro Direito Constitucional Esquematizado do professor Pedro Lenza. I. INTRO...

Exercício de direitos políticos Atenção: Esse material é um resumo do livro Direito Constitucional Esquematizado do professor Pedro Lenza. I. INTRODUÇÃO Os direitos políticos nada mais são que instrumentos por meio dos quais a CF garante o exercício da soberania popular, atribuindo poderes aos cidadãos para interferirem na condução da coisa pública, seja direta, seja indiretamente. A democracia participativa ou semidireta assimilada pela CF/88 (arts. 1.º, parágrafo único, e 14) caracteriza -se, portanto, como a base para que se possa, na atualidade, falar em participação popular no poder por intermédio de um processo, no caso, o exercício da soberania que se instrumentaliza por meio do plebiscito, referendo, iniciativa popular, bem como pelo ajuizamento da ação popular. a) no plebiscito, a consulta é prévia, sendo convocado com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, por meio do voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido à apreciação. Ou seja, primeiro consulta-se o povo, para depois, só então, a decisão política ser tomada, ficando o governante condicionado ao que for deliberado pelo povo; b) por outro lado, no referendum, primeiro se tem o ato legislativo ou administrativo, para, só então, submetê -lo à apreciação do povo, que o ratifica (confirma) ou o rejeita (afasta). c) O outro instrumento de participação popular, por intermédio de um processo, de forma direta, no exercício do poder, dá -se por iniciativa popular, que consiste, em âmbito federal, na apresentação de projeto de lei à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles (ver art. 61, § 2.º, da CF/88). - Questão 1: leia o art. 2º do ADCT e discorra sobre o processo de participação popular. - Questão 2: leia o art. 35 da Lei n. 10.826/2003 e discorra sobre o processo de participação popular.

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Sales Soares

  • Questão 1: O artigo 2º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não trata diretamente do processo de participação popular, mas estabelece a possibilidade de convocação de plebiscito para definir a forma e o sistema de governo, o que implica a participação direta do povo na decisão sobre questões estruturais do Estado, como a escolha entre república ou monarquia, presidencialismo ou parlamentarismo, por exemplo. Esse dispositivo prevê a consulta popular para decisões fundamentais que afetam a estrutura política do país, garantindo, assim, a participação popular na definição desses aspectos.
  • Questão 2: O artigo 35 da Lei nº 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, não está diretamente relacionado ao processo de participação popular, mas trata da possibilidade de realização de referendo para decidir sobre a comercialização de armas de fogo e munição no país. Esse referendo foi realizado em 2005, no qual a população brasileira decidiu, por meio do voto, sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munição em território nacional.

Ambos os dispositivos (ADCT e a Lei do Desarmamento) evidenciam a importância da participação direta do povo em decisões relevantes para a estrutura política e para questões sensíveis à sociedade, como o sistema de governo e políticas de segurança pública. Esse envolvimento direto dos cidadãos nos processos decisórios reflete a essência da democracia participativa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais