Buscar

Na teoria do valor-trabalho de Karl Marx, a exploração capitalista é explicada pelo processo de apropriação do trabalho excedente pelos capitalista...

Na teoria do valor-trabalho de Karl Marx, a exploração capitalista é explicada pelo processo de apropriação do trabalho excedente pelos capitalistas, centralizado no conceito de mais-valia. Os capitalistas aumentam seus lucros ao contratar trabalhadores assalariados, que vendem sua força de trabalho por um salário equivalente ao necessário para subsistência (trabalho necessário). Contudo, o trabalhador continua a produzir além desse período, gerando um excedente de valor (trabalho excedente). A mais-valia surge como a diferença entre o valor total criado pelo trabalhador e o valor equivalente ao salário, sendo essa parte excedente apropriada pelo capitalista como lucro. A exploração capitalista, conforme Marx, está enraizada na capacidade do capitalista de comprar a força de trabalho, extrair mais valor do que o salário pago e acumular capital por meio da mais-valia. Esse processo é intrínseco à dinâmica do sistema capitalista, onde a busca pelo lucro impulsiona a exploração da força de trabalho.

Na teoria do valor-trabalho de Karl Marx, a exploração capitalista é explicada pelo processo de apropriação do trabalho excedente pelos capitalistas, centralizado no conceito de mais-valia.
Os capitalistas aumentam seus lucros ao contratar trabalhadores assalariados, que vendem sua força de trabalho por um salário equivalente ao necessário para subsistência (trabalho necessário).
O trabalhador continua a produzir além do período necessário, gerando um excedente de valor (trabalho excedente).
A mais-valia surge como a diferença entre o valor total criado pelo trabalhador e o valor equivalente ao salário, sendo essa parte excedente apropriada pelo capitalista como lucro.
A exploração capitalista, conforme Marx, está enraizada na capacidade do capitalista de comprar a força de trabalho, extrair mais valor do que o salário pago e acumular capital por meio da mais-valia.
Esse processo é intrínseco à dinâmica do sistema capitalista, onde a busca pelo lucro impulsiona a exploração da força de trabalho.
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Somente as afirmativas 1 e 5 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

ECONOMIA POLÍTICA - 3 LISTA DE EXERCÍCIO
4 pág.

Economia Política Universidade Estadual de Santa CruzUniversidade Estadual de Santa Cruz

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais