Buscar

O que é fator de potência em uma instalação elétrica industrial? O fator de potência é uma medida da eficiência energética de uma instalação elétr...

O que é fator de potência em uma instalação elétrica industrial?

O fator de potência é uma medida da eficiência energética de uma instalação elétrica industrial.
O fator de potência é definido como a relação entre a potência ativa e a potência aparente consumida pela carga.
Uma instalação elétrica industrial com baixo fator de potência pode apresentar problemas como sobrecarga de transformadores, queda de tensão, aquecimento excessivo de cabos e equipamentos, além de gerar custos adicionais com multas e tarifas.
O fator de potência pode ser melhorado por meio de medidas como a correção do fator de potência, que consiste em adicionar capacitores à instalação elétrica para compensar a potência reativa consumida pela carga.
A correção do fator de potência pode ser realizada por meio de bancos de capacitores fixos ou automáticos, que são dimensionados de acordo com a carga e o perfil de consumo da instalação elétrica industrial.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O fator de potência é uma medida da eficiência energética de uma instalação elétrica industrial. Ele é definido como a relação entre a potência ativa e a potência aparente consumida pela carga. Uma instalação elétrica industrial com baixo fator de potência pode apresentar problemas como sobrecarga de transformadores, queda de tensão, aquecimento excessivo de cabos e equipamentos, além de gerar custos adicionais com multas e tarifas. A correção do fator de potência pode ser realizada por meio de bancos de capacitores fixos ou automáticos, que são dimensionados de acordo com a carga e o perfil de consumo da instalação elétrica industrial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais