Buscar

O sistema nervoso periférico (SNP) possui divisões em sistema nervoso somático (motor) e sistema nervoso autônomo, e ainda, com as divisões aferent...

O sistema nervoso periférico (SNP) possui divisões em sistema nervoso somático (motor) e sistema nervoso autônomo, e ainda, com as divisões aferentes e eferentes. Cada uma destas divisões apresenta funções distintas. Sobre essas divisões do SNP, analise as afirmativas abaixo como falsa (F) ou verdadeira (V).

 

I- O sistema nervoso somático (motor) é constituído de neurônios que têm por função controlar/ comandar músculo esquelético.

II - O sistema nervoso autônomo é constituído de neurônios que têm por função controlar/ comandar todas as partes do corpo que não é músculo esquelético.

III - A divisão eferente constitui a porção sensitiva responsável por enviar informações ao SNC sobre o que está ocorrendo dentro e fora do organismo.

IV - A divisão aferente é responsável pelo envio de informações do SNC aos diversos tecidos, órgãos e sistemas do corpo em resposta aos sinais que chegam por meio da divisão sensitiva.

 

As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas são: I - Verdadeira II - Verdadeira III - Falsa IV - Verdadeira Explicação: I - O sistema nervoso somático (motor) é responsável pelo controle voluntário dos músculos esqueléticos, ou seja, aqueles que movimentam o esqueleto. Portanto, a afirmativa é verdadeira. II - O sistema nervoso autônomo é responsável pelo controle involuntário das funções corporais, como a respiração, a digestão e a frequência cardíaca. Portanto, a afirmativa é verdadeira. III - A divisão eferente é responsável pelo envio de informações do SNC aos músculos e glândulas do corpo, ou seja, é responsável pelo controle motor. Portanto, a afirmativa é falsa. IV - A divisão aferente é responsável pela condução de informações sensoriais do corpo para o SNC, ou seja, é responsável pela sensibilidade. Portanto, a afirmativa é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais