Buscar

O transplante de células e órgãos tem uma longa história, sendo a transfusão de sangue e os enxertos de pele algumas das primeiras intervenções da ...

O transplante de células e órgãos tem uma longa história, sendo a transfusão de sangue e os enxertos de pele algumas das primeiras intervenções da medicina moderna. A geração de órgãos e outras estruturas biológicas in vitro, ou engenharia de tecidos, têm sido uma área ativa de pesquisa.


Sobre esse assunto, é correto afirmar que

A) 

a modificação genética de órgãos ou tecidos no laboratório, levando à retirada ou alteração das proteínas imunogênicas e evitando a rejeição, é uma possibilidade para gerar órgãos compatíveis com os pacientes.

B) 

as células-tronco têm sido utilizadas na produção de tecidos e organoides in vitro, diminuindo consideravelmente a necessidade de doadores de órgãos para transplantes.

C) 

os transplantes de células e órgãos correm o risco de rejeição imunológica, inclusive se forem realizados entre gêmeos idênticos.

D) 

a utilização de órgãos retirados de porcos é comum nessa área da Medicina porque eles apresentam baixo risco de rejeição imunológica, uma vez que os antígenos porcinos induzem resposta imune em humanos.

E) 

as sequências de aminoácidos das proteínas de membrana que identificam as células de um determinado indivíduo podem ser alteradas com a utilização de anticorpos, sem modificação genômica.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais