Buscar

Como o inversor de frequência consegue transformar a corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável e quais são as implicações d...

Como o inversor de frequência consegue transformar a corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável e quais são as implicações desse processo para o controle da velocidade do motor?

Realiza a transformação da corrente elétrica alternada fixa para variável através de um processo que envolve retificação e inversão.
O inversor de frequência proporciona um controle flexível da velocidade do motor, sendo essencial para a eficiência e adaptabilidade de motores em diversas aplicações.

Essa pergunta também está no material:

22_11 - Motor de indução partidas_ Revisão da tentativa _ Página Inicial
12 pág.

Máquinas e Acionamentos Elétricos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que converte a corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável. Esse processo é realizado através de um circuito eletrônico que envolve retificação e inversão. Na primeira etapa, a corrente alternada é retificada, ou seja, transformada em corrente contínua. Em seguida, essa corrente contínua é invertida novamente em corrente alternada, mas com frequência e amplitude variáveis. As implicações desse processo para o controle da velocidade do motor são significativas, pois o inversor de frequência permite que a velocidade do motor seja ajustada de forma precisa e flexível. Isso é possível porque a frequência da corrente elétrica CA variável é diretamente proporcional à velocidade do motor. Dessa forma, o inversor de frequência é essencial para a eficiência e adaptabilidade de motores em diversas aplicações, como em sistemas de ar condicionado, bombas hidráulicas, ventiladores, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais