Buscar

Ao analisar soft-starters, um técnico fez as afirmações abaixo sobre a utilização esse equipamento. I. Os soft-starters podem ser aplicados para co...

Ao analisar soft-starters, um técnico fez as afirmações abaixo sobre a utilização esse equipamento.

I. Os soft-starters podem ser aplicados para controle de velocidade de motores de indução.

II. A tensão de saída dos soft-starters pode ser controlada através de um reostato ativo que garante que o ângulo de disparo dos SCRs seja zero todo tempo.

III. Ao controlar o momento de disparo os SCRs ou Triacs é possível controlar a tensão de saída dos soft-staters, Assim, é possível controlar a partida de motores de indução.

IV. Um soft-stater nada mais é do que um conversor CC/CA com TRIACs.

Quais as afirmativas estão corretas?

A) II, III e IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) III, apenas.

E) IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, II e III, apenas. Justificativa: I. Os soft-starters podem ser aplicados para controle de velocidade de motores de indução. Essa afirmação está correta, pois os soft-starters são utilizados para controlar a partida de motores elétricos de indução, permitindo que a corrente de partida seja reduzida e, consequentemente, a velocidade do motor seja controlada. II. A tensão de saída dos soft-starters pode ser controlada através de um reostato ativo que garante que o ângulo de disparo dos SCRs seja zero todo tempo. Essa afirmação está incorreta, pois o reostato ativo não é utilizado para controlar a tensão de saída dos soft-starters. Na verdade, o controle da tensão é feito através do controle do momento de disparo dos SCRs ou Triacs. III. Ao controlar o momento de disparo os SCRs ou Triacs é possível controlar a tensão de saída dos soft-staters, Assim, é possível controlar a partida de motores de indução. Essa afirmação está correta, pois o controle do momento de disparo dos SCRs ou Triacs permite controlar a tensão de saída dos soft-starters, o que possibilita controlar a partida de motores de indução. IV. Um soft-stater nada mais é do que um conversor CC/CA com TRIACs. Essa afirmação está incorreta, pois um soft-starter não é um conversor CC/CA com TRIACs. Na verdade, um soft-starter é um dispositivo eletrônico que controla a partida de motores elétricos de indução, permitindo que a corrente de partida seja reduzida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais