Buscar

O sistema construtivo em alvenaria estrutural tem experimentado um grande impulso no mercado da construção civil brasileira, desde a sua aplicação ...

O sistema construtivo em alvenaria estrutural tem experimentado um grande impulso no mercado da construção civil brasileira, desde a sua aplicação pioneira nos anos 70. Recente pesquisa realizada pela Comunidade da Construção mostrou que, dentre as duzentas construtoras acompanhadas ao longo de três anos em todo o país, mais de 20% delas utilizavam este sistema construtivo. Outro dado relevante dessa pesquisa é que, dentre as construtoras que estavam investindo em alguma inovação em seus processos construtivos, mais da metade envolvia a utilização da alvenaria estrutural de blocos cerâmicos e de concreto.

Um outro estudo realizado por engenheiros que trabalham no segmento da construção mostra que o uso da alvenaria estrutural pode reduzir os custos em até 30% para edifícios de 4 pisos e 15% para os edifícios de 20 pisos, em comparação com o sistema tradicional viga/pilar em concreto. Isto está relacionado principalmente à redução de resíduos, bem como à diminuição do uso de madeira no canteiro de obras.

 


Neste contexto sobre alvenaria estrutural, julgue os itens a seguir.

 

I. A velocidade da construção de alvenaria estrutural, quando comparada às estruturas de concreto armado, apresenta velocidade um pouco inferior.

 

II. As paredes de alvenaria estrutural são as responsáveis pela estanqueidade da água da chuva e do ar, bem como pelo isolamento termoacústico do ambiente.

 

III. Construções em alvenaria estrutural apresentam restrições a reformas e a adaptações não planejadas; além da limitação de grandes vãos e balanços.

 

É correto o que se afirma em

A) 

II e III, apenas.

B) 

I e III, apenas.

 

C) 

II, apenas.

 

D) 

I, II e III.

E) 

I, apenas.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) II e III, apenas. Justificativa: I. A velocidade da construção de alvenaria estrutural, quando comparada às estruturas de concreto armado, apresenta velocidade um pouco inferior. - INCORRETO. A alvenaria estrutural apresenta uma velocidade de construção superior ao sistema convencional de concreto armado, pois dispensa a etapa de formas e escoramentos. II. As paredes de alvenaria estrutural são as responsáveis pela estanqueidade da água da chuva e do ar, bem como pelo isolamento termoacústico do ambiente. - CORRETO. As paredes de alvenaria estrutural são responsáveis pela estanqueidade da água da chuva e do ar, bem como pelo isolamento termoacústico do ambiente. III. Construções em alvenaria estrutural apresentam restrições a reformas e a adaptações não planejadas; além da limitação de grandes vãos e balanços. - CORRETO. As construções em alvenaria estrutural apresentam restrições a reformas e a adaptações não planejadas, além da limitação de grandes vãos e balanços.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais