Buscar

: Leia o texto abaixo e responda a questão que se segue. Bergson inicia o Ensaio buscando depurar a realidade psicológica da intervenção indevida d...

: Leia o texto abaixo e responda a questão que se segue.

Bergson inicia o Ensaio buscando depurar a realidade psicológica da intervenção indevida da realidade exterior, a partir de uma crítica à ideia de grandeza intensiva dos estados psicológicos.

O senso comum admite que os sentimentos, as sensações e as paixões podem aumentar ou diminuir, ou seja, admite a variação de grau dos estados psicológicos. Assim, diz-se que podemos sentir mais calor ou menos calor, que estamos mais tristes ou menos tristes.

Nessa mesma direção, e na tentativa de proceder de acordo com as ciências físicas, tão promissoras na época, os psicofísicos tentaram quantificar os estados psicológicos a fim de melhor entendê-los. Não perceberam, porém, que na realidade esses estados não têm extensão; como não estão no espaço, não podem ser quantificados ou mensurados.

Ao tentar mensurar os estados psicológicos, a psicofísica se afastou ainda mais da natureza qualitativa deles. Segundo Bergson (1988, p. 53), “familiarizada com a confusão entre a qualidade e a quantidade, entre a sensação e a excitação, a ciência procuraria medir uma como mede a outra: tal foi o objetivo da psicofísica”.

Assim, tanto quanto o senso comum, a psicofísica tenta medir a suposta grandeza de um estado interno porque está habituada a pensar em termos espaciais, sem perceber que é impossível mensurar um estado psicológico, seja ele qual for, pois seu meio é a duração, e não o espaço, sua natureza é intensiva, e não extensiva.

A ideia de _____________________é o ponto central da crítica de Bergson. Ela surge da confusão entre a pura intensidade dos estados internos e a extensão das coisas exteriores.

Qual é o ponto central da crítica de Bergson

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ponto central da crítica de Bergson é a ideia de grandeza intensiva dos estados psicológicos, que surge da confusão entre a pura intensidade dos estados internos e a extensão das coisas exteriores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais