Buscar

Um mapa de síntese, em um contexto tradicional, utiliza-se de métodos gráficos, cartográficos e estatístico-matemáticos. Considerando o aspecto tec...

Um mapa de síntese, em um contexto tradicional, utiliza-se de métodos gráficos, cartográficos e estatístico-matemáticos. Considerando o aspecto tecnológico nesse contexto, a cartografia de síntese tem sua essência aliada ao Sistema de Informações Geográficas. O SIGs são instrumentos basilares para o desenvolvimento da ciência cartográfica e na elaboração de mapas síntese. Isso porque os SIGs disponibilizam um conjunto de funções voltadas à integração de dados, dispostos em diferentes planos de informações, camadas ou layers, para se chegar a um produto final. A composição de um mapa síntese possui uma base cartográfica, as escalas, a projeção e as diversas variáveis visuais (cores, formas e tamanhos), aplicadas em pontos, linhas e áreas, que estão sempre articuladas, mostrando os fenômenos e o que os une.


Neste sentido, analise as alternativas a seguir sobre os principais métodos que são empregados na cartografia de síntese.


I. Os procedimentos convencionais para confecção de mapas de síntese são: superposição tricromática, método cartográfico e métodos matriciais. 

II. A superposição tricromática, método cartográfico e métodos matriciais são considerados métodos tradicionais e dependem, quase que exclusivamente, da análise visual do cartógrafo.

III. Os métodos mais utilizados nos mapas de síntese são a análise fatorial e análise de agrupamentos, e os cálculos são feitos em softwares específicos de estatística.

IV. Para sanar problema ocasionados pela interpretação visual, a cartografia de síntese passou a ser obtida através de métodos que trabalhem com mapas de atributos selecionados na mesma escala, superpostos de três em três.


É correto apenas afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra I: "Os procedimentos convencionais para confecção de mapas de síntese são: superposição tricromática, método cartográfico e métodos matriciais."

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais