Buscar

“Sony impede Beyoncé de colocar seus vídeos no YouTube”. Essa foi uma notícia que circulou ávidamente no ano de 2010, quando a gravadora Sony Music...

Sony impede Beyoncé de colocar seus vídeos no YouTube”. Essa foi uma notícia que circulou ávidamente no ano de 2010, quando a gravadora Sony Music bloqueou vídeos publicados na plataforma YouTube pela cantora estadunidense Beyoncé, devido à violação de direitos autorais. Essa notícia, que causou estranheza em 2010, tem outra interpretação 11 anos depois, visto que a internet e os novos meios de comunicação e difusão de notícias se modificaram expressivamente. Diante disso, o Direito precisou se adaptar às novas tecnologias e estabelecer limites, com o objetivo de preservar o direito autoral e, ao mesmo tempo, proteger a propagação de conhecimento e o direito de acesso à cultura, por exemplo.

 

Em relação aos direitos autorais e à propriedade intelectual na era da informática, assinale a alternativa correta:

Questão 1

Resposta


a.

As criações intelectuais, quando digitalizadas e transformadas em bits, passam a ter tratamento diferente do oferecido pela Lei dos Direitos Autorais. 

b.

Os limites aos direitos autorais objetivam restringir os direitos do autor, uma vez que eles perduram infindavelmente após o falecimento do autor. 

c.

Obras podem ser compartilhadas nas redes sociais desde que previamente autorizadas pelo autor, sendo dispensável a indicação de sua origem. 

d.

A sociedade da informação impede que haja a colisão dos direitos fundamentais do acesso à informação com os direitos autorais. 

e.

Dispondo de lei específica sobre direitos autorais, o Brasil enfrenta dificuldades para aplicar os limites dos direitos autorais às novas tecnologias.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d". A sociedade da informação não impede que haja a colisão dos direitos fundamentais do acesso à informação com os direitos autorais. O Direito precisou se adaptar às novas tecnologias e estabelecer limites, com o objetivo de preservar o direito autoral e, ao mesmo tempo, proteger a propagação de conhecimento e o direito de acesso à cultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais