Buscar

Todos os circuitos eletrônicos precisam de uma fonte de alimentação que forneça tensão e corrente contínuas. A fonte está constituída por um transf...

Todos os circuitos eletrônicos precisam de uma fonte de alimentação que forneça tensão e corrente contínuas. A fonte está constituída por um transformador redutor que reduz a tensão da rede de alimentação a valores compatíveis com a tensão necessária para alimentar o equipamento eletrônico. O circuito de entrada da fonte de alimentação é um retificador com diodos. Existem dois tipos de retificadores: de meia onda e de onda completa. O de onda completa pode ser com 2 diodos ligados à saída de um transformador com tomada central (ponto médio), ou com 4 diodos em ponte ligados a um transformador com saída simples.

O mais usado é o circuito em ponte pelas seguintes razões:

A) A saída é sempre positiva (tanto no semiciclo positivo da entrada quanto no negativo).

B)A tensão de pico inverso suportada pelos diodos da ponte é a metade da suportada pelos diodos do circuito com 2 diodos.

C)O transformador com saída simples é mais barato que o transformador com tap central.

D)A tensão eficaz é praticamente a mesma que a do retificador com 2 diodos.

E)Todas as opções anteriores.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Todas as opções anteriores. O circuito em ponte é mais vantajoso porque a saída é sempre positiva, a tensão de pico inverso suportada pelos diodos é menor, o transformador com saída simples é mais barato e a tensão eficaz é praticamente a mesma que a do retificador com 2 diodos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais