Buscar

“O século XVII foi marcado pelo antagonismo entre a Coroa e o Parlamento, controlados, respectivamente, pela dinastia Stuart, defensora do absoluti...

“O século XVII foi marcado pelo antagonismo entre a Coroa e o Parlamento, controlados, respectivamente, pela dinastia Stuart, defensora do absolutismo, e a burguesia ascendente, partidária do liberalismo. Esse conflito assumiu também conotações religiosas e se mesclou com as lutas sectárias entre católicos, anglicanos, presbiterianos e puritanos. Finalmente, a crise político-religiosa foi agravada pela rivalidade econômica entre os beneficiários dos privilégios e monopólios mercantilistas concedidos pelo Estado e os setores que advogavam a liberdade de comércio e de produção.”



Fonte: Mello, L. I. A. John Locke e o individualismo liberal in Weffort, Francisco C. Os Clássicos da Política. Vol. I. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

Considerando o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Instituições Políticas Brasileiras, examine as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que condensa corretamente as características do absolutismo político:


I. Inexistência de uma clara separação entre sociedade civil e Estado.


II. Existência e defesa de direitos e liberdades individuais fundamentais.


III. Exercício do poder vertical e ilimitado do soberano e identificação entre ele e o Estado.


IV. Não há controle e limitação judicial do soberano, e as instituições judiciárias nesse contexto operam como extensão de seu poder.

AApenas a afirmação I está corretaBApenas a afirmação II está correta.

CApenas a afirmação III está correta.

DApenas as afirmações I, e II estão corretas.

EApenas as afirmações I, III e IV estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que condensa corretamente as características do absolutismo político é a alternativa C: "Apenas a afirmação III está correta", que afirma que o absolutismo político é caracterizado pelo exercício do poder vertical e ilimitado do soberano e identificação entre ele e o Estado. As outras alternativas estão incorretas, pois o absolutismo político não defende direitos e liberdades individuais fundamentais, não há controle e limitação judicial do soberano e as instituições judiciárias nesse contexto não operam como extensão de seu poder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais