Buscar

Leia o texto com atenção: “Contra a montagem do cinema clássico narrativo e contra as teorias de Kulechov e Pudovkin, Eisenstein vai propor a ‘mo...

Leia o texto com atenção:



“Contra a montagem do cinema clássico narrativo e contra as teorias de Kulechov e Pudovkin, Eisenstein vai propor a ‘montagem figurativa’. Uma montagem que segue o raciocínio, que compara e define significações claras. Uma montagem que interrompe o fluxo de acontecimentos e marca a intervenção do sujeito do discurso através da inserção de planos que destroem a continuidade do espaço diegético, que se transforma em parte integrante da exposição de uma ideia. No seu cinema, a sucessão de eventos não obedece a uma estrita causalidade linear e não encontramos uma evolução dramática do tipo psicológico.”



(Fonte: XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência, 4ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. p. 130.)



Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas.  


 


I - Na montagem figurativa é praticada uma sistemática baseada na lógica disjunção/separação que, pode se dar na abertura de uma brecha, na cadeia que liga as várias ações com a introdução de imagens que não pertencem ao espaço da ação, e na própria representação dos fatos nos quais não é obedecido o critério naturalista, exemplificados no caso da interpretação dos atores que é estilizada no sentido de compor uma tipologia de agentes históricos e no caso da montagem dos planos que dão conta de uma ação de um modo descontínuo.              


PORQUE



II- Eisenstein defendia que os cortes que decompõem uma cena contínua em pedaços não estilhaçam a representação também em pedaços desde que sejam efetuados de acordo com as regras de continuidade tão caras à decupagem clássica.


 


 


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais