Buscar

De acordo com Sampaio (2007), Metanálise é um estudo de revisão da literatura em que os resultados de várias pesquisas independentes são combinados...

De acordo com Sampaio (2007), Metanálise é um estudo de revisão da literatura em que os resultados de várias pesquisas independentes são combinados e sintetizados por meio de procedimentos estatísticos, de modo a produzir uma única estimativa ou índice que caracterize o efeito de uma determinada intervenção. Nesses estudos são combinadas amostras de vários estudos para aumentar a amostra total, e assim melhorar o poder estatístico da análise, bem como a precisão da estimativa do efeito do tratamento. Sobre esse tema, analise as proposições a seguir e marque a alternativa incorreta.

  1. O modelo de efeitos aleatórios é outro modelo utilizado em Metanálise. Nele pressupõe que o efeito de interesse não é o mesmo em todos os estudos. Considera ainda que os estudos que fazem parte da Metanálise formam uma amostra aleatória de uma população hipotética de estudos.
  2. Um dos modelos utilizados em Metanálise é o modelo de efeito fixo. Nele pressupõe que o efeito de interesse é o mesmo em todos os estudos e que as diferenças observadas entre eles são devidas apenas a erros amostrais (este erro também é referido na literatura como variabilidade dentro dos estudos).
  3. A melhor maneira de combinar resultados de vários estudos é juntar os dados dos estudos e analisá-los igualmente como se fossem informações retiradas de um amplo estudo global. Essa técnica é rápida, fácil e não possui viés, evidenciando que não é preciso utilizar técnicas estatísticas adequadas em Metanálise.
  4. Fatores como variabilidade, tamanho de cada estudo e, no caso de ensaios clínicos, o princípio da aleatorização devem ser analisados em Metanálise, pois estas características são de extrema importância já que podem influenciar os resultados obtidos.
  5. Análises comparativas sobre as estimativas geradas pelo modelo de efeito fixo com as encontradas através do modelo de efeitos aleatórios têm demonstrado que os intervalos de confiança produzidos pelo último são, em geral, menos precisos.
  6. Análises comparativas sobre as estimativas geradas pelo modelo de efeito fixo com as encontradas através do modelo de efeitos aleatórios têm demonstrado que os intervalos de confiança produzidos pelo último são, em geral, menos precisos.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A proposição incorreta é a número 3: "A melhor maneira de combinar resultados de vários estudos é juntar os dados dos estudos e analisá-los igualmente como se fossem informações retiradas de um amplo estudo global. Essa técnica é rápida, fácil e não possui viés, evidenciando que não é preciso utilizar técnicas estatísticas adequadas em Metanálise." Na verdade, é necessário utilizar técnicas estatísticas adequadas em Metanálise para combinar os resultados de vários estudos de forma correta e evitar viés.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais