Buscar

EDMUND HUSSERL (1859-1938) e MERLEAU-PONTY (1908-1961), fazem parte do movimento fenomenológico. Husserl ao falar sobre a fenomenologia pontua: "Fe...

EDMUND HUSSERL (1859-1938) e MERLEAU-PONTY (1908-1961), fazem parte do movimento fenomenológico. Husserl ao falar sobre a fenomenologia pontua: "Fenomenologia não é um conceito, mas uma ideia." Colocando que a Fenomenologia é a tentativa de realizar as coisas “definidas” com a experiência do sujeito, de rediscuti-las, de negá-las se for o caso.  E Merleau-Ponty, declara que a fenomenologia é o estudo das essências, é uma “filosofia que recoloca as essências na existência”; “uma filosofia para a qual não se pode compreender o homem e o mundo senão a partir de sua facticidade¹; é a tentativa de uma descrição direta de nossa experiência tal como é, sem levar em conta a sua gênese psicológica e as explicações causais do cientista...” 


¹Facticidade: caráter próprio da condição humana pelo qual cada homem se encontra sempre comprometido com uma situação não escolhida.


A partir dos estudos sobre o movimento fenomenológico, percebemos que este trouxe diversas contribuições para a psicologia, dentre elas pode-se destacar:


A fenomenologia é uma descrição parcial da experiência como ela ocorre, o psicólogo fenomenológico infere a partir das suas percepções sobre a experiência do cliente/paciente.


A vivência, para a fenomenologia, é construída conforme sua relação no passado e futuro, onde o cliente/paciente precisa planejar suas ações. 


Para a fenomenologia o conceito de consciência é algo se faz se constitui espontaneamente, e não recebe influência do meio. 


A fenomenologia se refere à uma observação que irá corrigir a experiência do sujeito, moldando o seu comportamento.


A fenomenologia fala sobre a tomada de consciência do corpo e do tempo vivido, como experiência única de cada ser humano, estranha a qualquer teorização preestabelecida.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir dos estudos sobre o movimento fenomenológico, percebemos que este trouxe diversas contribuições para a psicologia, dentre elas pode-se destacar: A fenomenologia é uma descrição parcial da experiência como ela ocorre, o psicólogo fenomenológico infere a partir das suas percepções sobre a experiência do cliente/paciente. A vivência, para a fenomenologia, é construída conforme sua relação no passado e futuro, onde o cliente/paciente precisa planejar suas ações. Para a fenomenologia o conceito de consciência é algo se faz se constitui espontaneamente, e não recebe influência do meio. A fenomenologia fala sobre a tomada de consciência do corpo e do tempo vivido, como experiência única de cada ser humano, estranha a qualquer teorização preestabelecida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais