Buscar

A imprensa, que até então fora instituição de pessoas privadas enquanto público, torna-se instituição de determinados membros do público enquanto p...

A imprensa, que até então fora instituição de pessoas privadas enquanto público, torna-se instituição de determinados membros do público enquanto pessoas privadas – ou seja, pórtico de entrada de privilegiados interesses privados na esfera pública.” (HABERMAS, 2014, pp. 217-218. Aula 1, Tema 1, p. 4 ). 

 A partir da leitura da citação acima, analise as sentenças a seguir, e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. Segundo Habermas, os meios de comunicação ajudaram a aprofundar o sentido de cidadania, por meio do acesso a bens culturais.

II. Os meios de comunicação de massa se apresentam como organizações que atuam em favor do interesse público, procurando garantir legitimidade como estrutura mediadora da sociedade.

III. Apesar de transparecer a emergência do interesse público, os meios de comunicação na verdade atuam em favor do interesse privado.

IV. Os meios se sustentam pela geração de audiência, a partir do interesse do público, com vistas à venda de espaço publicitário, define a programação e as narrativas a serem incluídas no processo de produção midiático.

Assinale a alternativa correta:

A V – V – F – V

B V – V – V – V

C V – F – V – V

D F - V – V – F

E V – F – V – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: V - F - V - V. I. A afirmativa é falsa, pois Habermas não menciona que os meios de comunicação ajudaram a aprofundar o sentido de cidadania por meio do acesso a bens culturais. II. A afirmativa é falsa, pois Habermas afirma que os meios de comunicação se tornaram instituições de determinados membros do público enquanto pessoas privadas, ou seja, pórtico de entrada de privilegiados interesses privados na esfera pública. III. A afirmativa é verdadeira, pois Habermas afirma que a imprensa, que até então fora instituição de pessoas privadas enquanto público, torna-se instituição de determinados membros do público enquanto pessoas privadas – ou seja, pórtico de entrada de privilegiados interesses privados na esfera pública. IV. A afirmativa é verdadeira, pois Habermas afirma que os meios de comunicação se sustentam pela geração de audiência, a partir do interesse do público, com vistas à venda de espaço publicitário, define a programação e as narrativas a serem incluídas no processo de produção midiático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais