Buscar

Leia o excerto a seguir:  “além de tentar proporcionar condições para a harmônica integração social do preso ou do internado, procura-se no diploma...

Leia o excerto a seguir: 

“além de tentar proporcionar condições para a harmônica integração social do preso ou do internado, procura-se no diploma legal não só cuidar do sujeito passivo da execução, como também da defesa social, dando guarida, ainda à declaração universal dos direitos do preso comum que é constituída das regras mínimas para o tratamento dos presos, da Organização das Nações Unidas, editadas em 1958” 

Fonte: MIRABETE, J. F. Manual de direito penal. 25. ed., rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2007. p. 28. 

Considerando o conteúdo estudado sobre a Lei de Execução Penal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 

I. O objetivo da execução penal é punir o criminoso e reprimir o cometimento de crimes, não sendo preocupação desta a reintegração social do apenado. 

II. É objetivo da execução, também, proteger a dignidade daquele que cumpre pena para que assim seja possível reintegrá-lo à sociedade com postura mais adequada e sensata. 

III. Não pode haver, na execução da pena, distinção racial, religiosa, social ou política, todos tem o direito a se ressocializar. 

IV. A LEP determina que é dever do Estado prestar assistência ao preso, para que se previna o crime e permita o retorno à convivência em sociedade. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. V, V, F, F.
  2. F, F, V, V.
  3. V, F, F, V.
  4. V, V, V, F.
  5. F, V, V, V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: V, F, F, V. Justificativa: I. Falso. O objetivo da execução penal é a ressocialização do apenado, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP). II. Verdadeiro. A proteção da dignidade do preso é um dos objetivos da execução penal, conforme previsto na LEP. III. Falso. Infelizmente, ainda há discriminação no sistema prisional brasileiro, o que viola o princípio da igualdade previsto na Constituição Federal. IV. Verdadeiro. A assistência ao preso é um dever do Estado, conforme previsto na LEP, e tem como objetivo prevenir o crime e permitir a reintegração do apenado à sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais