Buscar

“A inserção da economia brasileira na divisão internacional do trabalho é definida, desde a colonização da América, pela empreitada comercial marít...

“A inserção da economia brasileira na divisão internacional do trabalho é definida, desde a colonização da América, pela empreitada comercial marítima da Europa. No século XIX, mesmo conquistando sua independência política, o Brasil não rompeu os laços da subordinação estrutural aos polos hegemônicos do capitalismo internacional. Desde o início de sua história como colônia o país se encontra diante da problemática da emancipação, que perdura até os dias atuais e tem alimentado um rico debate, [...] ” (LACERDA et al., 2006, p. 27).

 

Com apoio no texto acima e considerando o aspecto econômico brasileiro, analise as frases a seguir.

 

I. Desde a época da colonização até a década de 1930, o Brasil apresentou uma economia agroexportadora, variando os produtos a serem exportados, a exemplo do açúcar, do ouro, do café, da borracha e de outros.

II. Até a época da República Velha, a economia brasileira dependia das exportações, e o produto que mais caracterizava a economia brasileira como agroexportadora era o café.

III. O café, produto de origem brasileira, era independente das condições do mercado internacional por ser responsável pela grande expansão do mercado interno brasileiro.

IV. O café era dependente da demanda das oscilações do mercado internacional, e o preço dele aumentava em momentos de prosperidade econômica e retraía em momentos de crises ou de guerra.

V. Na década de 1930, o Brasil teve a confirmação do sucesso do modelo agroexportador, adiando, por isso, o início da industrialização no Brasil.

 

É CORRETO o que se afirma em

A) 

III, IV, V.

B) 

I, II, III.

C) 

I, II, IV.

D) 

II, III, V

E) 

II, III, IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I, II, IV. Justificativa: I. Desde a época da colonização até a década de 1930, o Brasil apresentou uma economia agroexportadora, variando os produtos a serem exportados, a exemplo do açúcar, do ouro, do café, da borracha e de outros. (CORRETO) II. Até a época da República Velha, a economia brasileira dependia das exportações, e o produto que mais caracterizava a economia brasileira como agroexportadora era o café. (CORRETO) III. O café, produto de origem brasileira, era independente das condições do mercado internacional por ser responsável pela grande expansão do mercado interno brasileiro. (INCORRETO) IV. O café era dependente da demanda das oscilações do mercado internacional, e o preço dele aumentava em momentos de prosperidade econômica e retraía em momentos de crises ou de guerra. (CORRETO) V. Na década de 1930, o Brasil teve a confirmação do sucesso do modelo agroexportador, adiando, por isso, o início da industrialização no Brasil. (INCORRETO)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais