Buscar

O lóbulo hepático é uma estrutura hexagonal com aproximadamente 1,5 mm de largura e pouco mais que isso de altura. A quantidade de lóbulos contidos...

O lóbulo hepático é uma estrutura hexagonal com aproximadamente 1,5 mm de largura e pouco mais que isso de altura. A quantidade de lóbulos contidos em um fígado varia entre as espécies, mas é estimada em 500.000 no fígado humano. No centro do lóbulo há uma veia centrolobular para onde convergem as placas de hepatócitos; no ângulo do hexágono localizam­-se os espaços ­porta-hepáticos, onde se podem observar três tipos de estruturas tubulares: ramos da veia porta, ramos da artéria hepática e ductos revestidos por epitélio cúbico ou colunar simples (PATOLOGIA VETERINARIA - 2ªED 2016). Tendo isso em vista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A hipertensão portal é um distúrbio circulatório caracterizado por elevação continua e persistente da pressão na veia porta hepática. Várias doenças podem estar associadas a essa alteração, entre elas a cirrose hepática.

PORQUE

  1. Na cirrose hepática ocorre a perda da arquitetura normal do parênquima hepático, em virtude de doenças agudas ou crônicas presentes no fígado. Com perda da comunicação vascular intra-hepática, além de proliferação de tecido conjuntivo fibroso e formação de nódulos de regeneração.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


  • d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
  • b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa
  • c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
  • e. As asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa". A hipertensão portal é um distúrbio circulatório caracterizado por elevação continua e persistente da pressão na veia porta hepática, e a cirrose hepática é uma doença crônica do fígado que causa a perda da arquitetura normal do parênquima hepático, além de proliferação de tecido conjuntivo fibroso e formação de nódulos de regeneração, mas não há perda da comunicação vascular intra-hepática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais