Buscar

Leia o trecho a seguir: A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e das de direito privado prestadoras de serviço público f...

Leia o trecho a seguir:

A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e das de direito privado prestadoras de serviço público fundamenta-se no risco administrativo. É objetiva e exige a constatação do dano, ação ou omissão administrativa e existência de nexo causal entre o dano e a ação ou omissão administrativa. Também se exige que estejam ausentes as causas excludentes da responsabilidade civil.

Sobre as causas excludentes da responsabilidade civil, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, adota-se a teoria do risco administrativo, que não prevê a culpa exclusiva da vítima como hipótese de exclusão da responsabilidade civil.

II. A responsabilidade civil do Estado é excluída em situações inevitáveis, isto é, em caso fortuito ou em evento de força maior.

III. No Brasil, adota-se a teoria do risco integral, que veda a possibilidade de ser invocada alguma excludente da responsabilidade civil do Estado.

IV. Quando o cidadão lesado, juntamente à conduta estatal, contribuir para o evento danoso, haverá compensação das responsabilidades.

É correto o que se afirma em:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e IV. Justificativa: A afirmativa I está correta, pois a teoria do risco administrativo não prevê a culpa exclusiva da vítima como hipótese de exclusão da responsabilidade civil. A afirmativa II está incorreta, pois a responsabilidade civil do Estado não é excluída em situações inevitáveis, como caso fortuito ou força maior. A afirmativa III está incorreta, pois no Brasil adota-se a teoria do risco administrativo, que permite a invocação de excludentes da responsabilidade civil do Estado. A afirmativa IV está correta, pois quando o cidadão lesado contribuir para o evento danoso, haverá compensação das responsabilidades.

0
Dislike0
User badge image

Thiago NT

A resposta para a sua questão é a alternativa d. II e IV, apenas.

As afirmativas II e IV estão corretas, pois a culpa exclusiva da vítima, o caso fortuito ou força maior e a culpa concorrente da vítima são causas excludentes ou atenuantes da responsabilidade civil do Estado, segundo a teoria do risco administrativo.

As afirmativas I e III estão incorretas, pois elas se referem à teoria do risco integral, que não admite nenhuma causa excludente da responsabilidade civil do Estado, mas essa teoria não é adotada no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais