Buscar

A recente configuração da Assistência Social como política pública inserida no campo da seguridade social, no Brasil, decorre de um processo histor...

A recente configuração da Assistência Social como política pública inserida no campo da seguridade social, no Brasil, decorre de um processo historicamente construído a partir da luta de diferentes grupos e sujeitos sociais pela institucionalização da proteção social como responsabilidade estatal, o que vem se efetivando a partir da Constituição Federal de 1988, e posterior regulamentação pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993”.

 

CARNEIRO, Annova Míriam Ferreira; ARAUJO, Cleonice Correia; ARAUJO, Maria do Socorro Sousa. Política de Assistência Social no período 1988-2018: construção e desmonte. SER Social, 2019, 21.44: 29-47).

 

A Lei n. 8.742/93, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), dispõe sobre a organização da assistência social e define os seguintes objetivos:

I. A proteção à família, à maternidade, à infância, a adolescência e a velhice;

II. A promoção da integração ao mercado de trabalho;

III. O amparo às crianças e adolescentes carentes;

IV. Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e aos seus direitos a benefícios e serviços de qualidade, 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Assistência Social como política pública inserida no campo da seguridade social no Brasil foi construída historicamente a partir da luta de diferentes grupos e sujeitos sociais pela institucionalização da proteção social como responsabilidade estatal, o que se efetivou a partir da Constituição Federal de 1988 e posterior regulamentação pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. A LOAS dispõe sobre a organização da assistência social e define objetivos como a proteção à família, à maternidade, à infância, a adolescência e a velhice, a promoção da integração ao mercado de trabalho, o amparo às crianças e adolescentes carentes e o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e aos seus direitos a benefícios e serviços de qualidade. (CARNEIRO, Annova Míriam Ferreira; ARAUJO, Cleonice Correia; ARAUJO, Maria do Socorro Sousa. Política de Assistência Social no período 1988-2018: construção e desmonte. SER Social, 2019, 21.44: 29-47).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais