Buscar

O sistema de coordenadas geográficas é um sistema de coordenadas associado as posições na Terra, permitindo a localização precisa de qualquer ponto...

O sistema de coordenadas geográficas é um sistema de coordenadas associado as posições na Terra, permitindo a localização precisa de qualquer ponto, com base nas longitudes e latitudes. Esse sistema de coordenadas também contribui na produção de mapas e sistemas de navegação.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema de referência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(a).

I. ( ) O meridiano de origem é aquele que passa pelo antigo observatório britânico de Greenwich, escolhido convencionalmente como a origem (0º) das longitudes.

II. ( ) A longitude de um lugar qualquer da superfície terrestre é a distância angular entre o meridiano de origem e o lugar específico em que se deseja obter a longitude.

III. ( ) Os paralelos são linhas imaginárias que correm de leste a oeste na superfície terrestre, indicando a longitude e podendo variar de 0° a 90° para o norte ou para o sul. 

IV. ( ) A latitude de um lugar qualquer da superfície terrestre, é a distância angular entre o lugar e a altitude do lugar.

V. ( ) A linha do Equador é o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul) e é considerado como o paralelo de origem (0º).

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as informações apresentadas, as alternativas corretas são: I. (V) O meridiano de origem é aquele que passa pelo antigo observatório britânico de Greenwich, escolhido convencionalmente como a origem (0º) das longitudes. II. (V) A longitude de um lugar qualquer da superfície terrestre é a distância angular entre o meridiano de origem e o lugar específico em que se deseja obter a longitude. III. (F) Os paralelos são linhas imaginárias que correm de leste a oeste na superfície terrestre, indicando a latitude e podendo variar de 0° a 90° para o norte ou para o sul. IV. (F) A latitude de um lugar qualquer da superfície terrestre, é a distância angular entre o lugar e a altitude do lugar. V. (V) A linha do Equador é o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul) e é considerado como o paralelo de origem (0º). Portanto, a alternativa correta é: A) V, V, F, F, V.

0
Dislike0
User badge image

Alane Oliveira

Na projeção UTM o cilindro imaginário é projetado de forma perpendicular ao eixo de rotação da Terra. É um cilindro transverso e a projeção é conforme, ou seja, não há deformação dos ângulos em torno de qualquer ponto. Assim, ao invés de projetar o globo completo em uma superfície plana, cada uma das 60 faixas ou zonas é projetada em um plano separadamente.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas de projeção, analise as afirmativas a seguir:

 I. A projeção UTM pode ser usada em todo o globo terrestre, sem nenhuma restrição.

II. As zonas UTM são limitadas às zonas próximas à linha do Equador.

III. Considera-se que o meridiano no centro de cada zona UTM é o meridiano central.

IV. O cilindro secante na projeção UTM cruza o globo, formando meridianos que estão 180 km de cada lado do meridiano central.

V. Entende-se que a projeção UTM resulta em uma distorção extrema em áreas polares.

Está correto apenas o que se afirmar em:


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais