Buscar

Neste subitem falaremos sobre as normas técnicas para o desenho de arquitetura e sua importância na representatividade gráfica para a compreensão d...

Neste subitem falaremos sobre as normas técnicas para o desenho de arquitetura e sua importância na representatividade gráfica para a compreensão do todo e de todos. O desenho técnico, para que seja compreensível, não pode sujeitar-se aos gostos de cada desenhista, pois será utilizado por diversos profissionais até chegar a sua execução ou fabricação (MONTENEGRO, 2017). Para isto, existem diversas normas técnicas que tratam do desenho e sua representatividade, desde a dobra do papel aos símbolos gráficos utilizados, além dos princípios gerais de representação em desenho técnico para a compreensão e, principalmente, padronização de informações projetuais. Neste item, abordaremos as normatizações brasileiras e a diferença entre as normas de outros países e, ainda, uma breve contextualização das principais normatizações que você pode (e deve!) utilizar no desenho técnico. Acompanhe! 3.3.1 A ABNT e sua importância no desenho arquitetônico. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, que visa a padronização dos processos de projeto. A NBR é a sigla utilizada para Norma Brasileira aprovada pela ABNT. Desse modo, as NBRs são uma espécie de normas técnicas – estabelecida em um consenso de pesquisadores e profissionais de diversas áreas e aprovada por um organismo nacional ou internacional. Segundo Montenegro (2017, p. 22) “a NBR 10067/1995, que trata dos princípios gerais de representação em desenho técnico, diferente apenas em detalhes das normas usadas em muitos países. As normas técnicas francesas têm as iniciais NF; as alemãs são as Deustsche Industrie Normen (DIN) ou Normas da Industria Alemã. As do Brasil, são as Normas Brasileiras Registradas (NBR); o primeiro número identifica uma norma específica e o segundo número se refere ao ano de aprovação”. Veja que, as normas não possuem força de lei, contudo, sugere-se que sejam utilizadas por profissionais de todas as áreas da construção civil, pois são base de muitas pesquisas e têm por objetivo padronizar informações e ordem na representatividade técnica dos projetos. Ainda existem profissionais que preferem utilizar seu próprio padrão de informações, porém isso pode gerar desentendimento na leitura de projetos e erros na execução de obras. Podemos considerar o ponto de partida do uso das Normas Técnicas o tamanho do papel a ser utilizado, também definido pela ABNT. O maior tamanho de papel disponível é o formato A0 (lê-se A zero), que tem 1m² de superfície e os lados na razão 1:√2. Partindo do papel A0, seguem-se subdivisões semelhantes e resultam na multiplicação ou divisão por 2.

A ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos que visa a padronização dos processos de projeto.
As normas técnicas francesas têm as iniciais NF e as alemãs são as Deustsche Industrie Normen (DIN) ou Normas da Industria Alemã.
As normas técnicas brasileiras são as Normas Brasileiras Registradas (NBR) e o primeiro número identifica uma norma específica e o segundo número se refere ao ano de aprovação.
As normas técnicas possuem força de lei e devem ser utilizadas por todos os profissionais da construção civil.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Desenho Arquitetônico- Cap 3
29 pág.

Desenho Técnico I Universidade SalvadorUniversidade Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais