Buscar

O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestar-se, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento imp...

O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestar-se, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento implique a modificação da decisão embargada; Não são cabíveis para a correção de erro material. 38. A decisão que indeferir o pedido de produção de prova em liquidação de sentença: a) será irrecorrível, mas poderá ser impugnada por mandado de segurança; b) poderá ser objeto de agravo de instrumento; c) poderá ser impugnada em apelação ou em contrarrazões de apelação; d) não poderá ser impugnada por recurso, nem por ação autônoma de impugnação.. 031002 DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES E RE 39. (OAB – 2010) Sobre as obrigações, na sistemática do Código Civil, é correto afirmar que: a) sendo a obrigação de fazer de natureza infungível, ela se resolve em perdas e danos, enquanto que nas de natureza fungível, a execução por terceiros é medida sempre possível. b) sendo a obrigação de dar coisa certa, o devedor haverá primeiro de escolher qual dos objetos pretende entregar ao seu credor. c) sendo a obrigação de restituir, a deterioração da coisa sem culpa do devedor, permite ao credor recusar o recebimento da coisa, devendo exigir o seu equivalente, sem perdas e danos. d) na obrigação de dar, se houver melhoramentos, o credor é obrigado a aceitar a majoração do preço, sob pena de configurar enriquecimento sem causa. 40. (OAB – 2016) Em julho de 2018, João se obrigou a entregar a Maria, por conta de um contrato de compra e venda, ajustado em maio daquele ano, dois livros de Direito Civil ou um Código Civil Comentado. Não deliberaram, quem deveria realizar o ato de concentração. Neste caso, João o fez, optando por entregar dois livros de Direito Civil que, no entanto, foram subtraídos de sua residência, num dia em que João saíra apressado de casa e esqueceu a porta a aberta. Neste caso, é correto afirmar que:

O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestar-se, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento implique a modificação da decisão embargada;
Não são cabíveis para a correção de erro material.
A decisão que indeferir o pedido de produção de prova em liquidação de sentença: a) será irrecorrível, mas poderá ser impugnada por mandado de segurança; b) poderá ser objeto de agravo de instrumento; c) poderá ser impugnada em apelação ou em contrarrazões de apelação; d) não poderá ser impugnada por recurso, nem por ação autônoma de impugnação..
Sobre as obrigações, na sistemática do Código Civil, é correto afirmar que: a) sendo a obrigação de fazer de natureza infungível, ela se resolve em perdas e danos, enquanto que nas de natureza fungível, a execução por terceiros é medida sempre possível. b) sendo a obrigação de dar coisa certa, o devedor haverá primeiro de escolher qual dos objetos pretende entregar ao seu credor. c) sendo a obrigação de restituir, a deterioração da coisa sem culpa do devedor, permite ao credor recusar o recebimento da coisa, devendo exigir o seu equivalente, sem perdas e danos. d) na obrigação de dar, se houver melhoramentos, o credor é obrigado a aceitar a majoração do preço, sob pena de configurar enriquecimento sem causa.
Em julho de 2018, João se obrigou a entregar a Maria, por conta de um contrato de compra e venda, ajustado em maio daquele ano, dois livros de Direito Civil ou um Código Civil Comentado. Não deliberaram, quem deveria realizar o ato de concentração. Neste caso, João o fez, optando por entregar dois livros de Direito Civil que, no entanto, foram subtraídos de sua residência, num dia em que João saíra apressado de casa e esqueceu a porta a aberta.
a) se trata de obrigação de dar e a coisa se perdeu por culpa de João, Maria tem direito a receber o equivalente dos dois livros, mais perdas e danos.
b) se trata de obrigação alternativa e que pelo princípio da redução do objeto, o débito subsiste quanto a outra prestação, isto é, a de entregar o Código Comentado, sem perdas e danos.
c) a obrigação está extinta, pois a perda dos objetos a serem entregues a Maria não decorreu de comportamento culposo de João que não poderia prever que sua casa seria invadida.
d) se trata de obrigação facultativa, de modo que tornada impossível o objeto da obrigação por culpa do devedor, a obrigação se resolve pelo equivalente mais perdas e danos.

Essa pergunta também está no material:

prova unificada

Unificadas Fmu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta da questão 39 é a letra "a", que afirma que, sendo a obrigação de fazer de natureza infungível, ela se resolve em perdas e danos, enquanto que nas de natureza fungível, a execução por terceiros é medida sempre possível. Na questão 40, a alternativa correta é a letra "b", que afirma que, tratando-se de obrigação alternativa e pelo princípio da redução do objeto, o débito subsiste quanto a outra prestação, isto é, a de entregar o Código Comentado, sem perdas e danos. Quanto à primeira parte da pergunta, trata-se de um trecho de um processo judicial que trata dos embargos opostos pelo embargante contra a decisão embargada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais