Buscar

A aquisição de bens do ativo imobilizado movimenta diferentes grupos de contas, principalmente se o tipo de transação envolver parcelamentos e/ou f...

A aquisição de bens do ativo imobilizado movimenta diferentes grupos de contas, principalmente se o tipo de transação envolver parcelamentos e/ou financiamentos bancários. Considerando esse contexto, onde, hipoteticamente, uma empresa adquira, em dinheiro, um veículo para utilizar nas atividades comerciais para entrega de mercadorias aos clientes, é correto afirmar que haverá: a. uma redução no grupo do passivo circulante e um aumento no grupo do ativo não circulante. b. um aumento no grupo do ativo não circulante e um aumento no grupo do passivo circulante. c. uma redução tanto no grupo do ativo circulante quanto do ativo não circulante. d. um aumento no grupo do ativo não circulante e uma redução no grupo do ativo circulante. e. apenas um aumento no grupo do ativo circulante.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) um aumento no grupo do ativo não circulante e uma redução no grupo do ativo circulante. Isso ocorre porque a aquisição do veículo representa um aumento no ativo não circulante, que é composto por bens e direitos que não serão convertidos em dinheiro no curto prazo. Ao mesmo tempo, há uma redução no ativo circulante, que é composto por bens e direitos que serão convertidos em dinheiro no curto prazo, pois o dinheiro utilizado para a compra do veículo deixará de estar disponível para outras atividades da empresa. Não há impacto no passivo circulante, pois a compra foi realizada à vista, sem parcelamentos ou financiamentos bancários.

0
Dislike0
User badge image

Wagno Braga

A correta é:

d. um aumento no grupo do ativo não circulante e uma redução no grupo do ativo circulante.

Quando a empresa adquire um veículo para utilizar nas atividades comerciais, há um aumento no ativo não circulante (ativo imobilizado) devido à aquisição do veículo. Simultaneamente, se a compra for realizada em dinheiro, haverá uma redução no ativo circulante (caixa ou equivalente de caixa).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais