Buscar

Leia o texto a seguir: Menos discriminação e violência, menos institucionalização e coerção, e menos medicamentos. São essas, em resumo, as recomen...

Leia o texto a seguir:

Menos discriminação e violência, menos institucionalização e coerção, e menos medicamentos. São essas, em resumo, as recomendações da ONU para a saúde mental no mundo, num relatório em que defende uma abordagem menos focada nos indicadores clássicos e mais atenta a problemas socioeconómicos como a desigualdade e a pobreza. Tratar a dor emocional como um “problema médico” não é o caminho.

Uma abordagem mais “holística” e menos focada no “modelo biomédico”, ou, noutros termos, uma abordagem à saúde mental que esteja menos preocupada com os fatores biológicos que desencadeiam a doença mental e indicadores como o “número de doenças mentais, de camas, de hospitais e médicos e enfermeiros” e mais preocupada com fatores sociais, como a discriminação, a violência, a pobreza, a desigualdade e a exclusão social. “Essa nova abordagem exige que se aceite que o modelo biomédico na saúde mental não funciona para toda a gente e que tem deixado muitas pessoas para trás”, assim afirma o relator especial da ONU para o direito à saúde física e mental, Dainius Pūras.

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre a atuação do Educador Físico, avalie as afirmações a seguir:

I. O Modelo Biomédico é um produto do Relatório Flexner, emitido no início do século XX.

II. O Modelo Biomédico centraliza as ações em saúde nas práticas médicas, reduzindo a eficiência na resposta às necessidades em saúde.

III. O Modelo Biomédico está preocupado com os aspectos biológicos, sociais, demográficos e epidemiológicos, os quais influenciam o processo saúde-doença.

IV. O Educador Físico tem condições de atuar com autonomia profissional quando o Modelo Biomédico é utilizado no sistema de saúde.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I e II, apenas.

IV, apenas.

I e III, apenas.

I, II, III e IV.

II e III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "II e III, apenas". O Modelo Biomédico centraliza as ações em saúde nas práticas médicas, reduzindo a eficiência na resposta às necessidades em saúde, o que é afirmado na afirmação II. Já a afirmação III está correta, pois o Modelo Biomédico está preocupado com os aspectos biológicos, sociais, demográficos e epidemiológicos, os quais influenciam o processo saúde-doença. As outras afirmações estão incorretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais