Logo Passei Direto
Buscar
Observe o esquema que representa a obtenção de energia. Com base nesse esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar-se que: a. A liberação de CO ocorre na etapa 2. b. As etapas 1 e 2 envolvem participação de enzimas. c. A etapa 1 é extracelular. d. O O2 participa na formação de água na etapa 2. e. A energia é produzida na etapa 1.
User badge image
Ana Lucia

há 2 anos

User badge image
Ana Lucia

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas e identificar qual delas é incorreta, considerando o processo de obtenção de energia, que geralmente envolve etapas como a glicólise e a respiração celular. a) A liberação de CO ocorre na etapa 2. - Isso pode ser verdadeiro, dependendo do contexto do esquema, especialmente se a etapa 2 se referir ao ciclo de Krebs, onde o CO2 é liberado. b) As etapas 1 e 2 envolvem participação de enzimas. - Isso é geralmente verdadeiro, pois a maioria das reações metabólicas é catalisada por enzimas. c) A etapa 1 é extracelular. - Isso pode ser incorreto, pois a etapa 1, como a glicólise, ocorre dentro da célula, não extracelularmente. d) O O2 participa na formação de água na etapa 2. - Isso é verdadeiro, especialmente se a etapa 2 se referir à cadeia de transporte de elétrons, onde o O2 é utilizado para formar água. e) A energia é produzida na etapa 1. - Isso é verdadeiro, pois a glicólise, por exemplo, produz ATP. Analisando as alternativas, a que parece ser incorreta é a c) A etapa 1 é extracelular, pois a maioria dos processos de obtenção de energia ocorre dentro da célula. Portanto, a resposta correta é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base no esquema apresentado, é incorreto afirmar que a energia é produzida na etapa 1. Na verdade, a etapa 1 é a glicólise, que é uma via metabólica que não produz energia, mas sim quebra a glicose em duas moléculas de piruvato. A produção de energia ocorre nas etapas seguintes, que são a cadeia respiratória e a fosforilação oxidativa. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz -se de acordo com o metabolismo energético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto o que se afirma em:
I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP, principalmente, por glicólise anaeróbica.
II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidades de mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à fadiga.
III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas, enquanto as fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.
a. II, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II.
d. I e III.
e. I, II e III.

Paulo não é vegetariano, mas se recusa a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango.
Verificou que a carne do peito:
a. É formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
b. É formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
c. É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
d. É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
e. A carne da coxa não difere na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao voo, não é exercitada. Desse modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.

Observe o esquema que representa células do tecido muscular estriado cardíaco humano.
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.
a. A contração dessa musculatura, em condições normais, depende de um sistema próprio gerador de impulsos voluntários.
b. As células musculares cardíacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas.
c. As células musculares cardíacas podem realizar contração anaeróbica, mesmo sem estímulos do sistema nervoso central.
d. As células musculares cardíacas apresentam pouco consumo de oxigênio que é recebido diretamente do sangue contido nos átrios e nos ventrículos.
e. As células musculares cardíacas não possuem sarcômeros.

No quadro abaixo, faz-se uma sumária descrição de características observadas em quatro preparações microscópicas, mostradas em uma aula de histologia animal.
Esses tecidos são, respectivamente:
a. Muscular cardíaco, cartilaginoso, nervoso e muscular.
b. Nervoso, muscular, conjuntivo e epitelial.
c. Epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
d. Conjuntivo reticular, cartilaginoso, nervoso e muscular.
e. Epitelial, cartilaginoso, nervoso e muscular cardíaco.

As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando a uma vida saudável. Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a percentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas, atletas velocistas, pessoas sedentárias e pessoas com atividade física moderada.
A partir dos dados informados acima, podemos inferir que os grupos:
a. A e C são, respectivamente, formados por pessoas com perfil anaeróbico e aeróbico.
b. A e C são, respectivamente, formados por pessoas com músculos estriados esqueléticos vermelhos e brancos.
c. B e D são, respectivamente, formados por pessoas com perfil aeróbico e anaeróbico.
d. A e C são, respectivamente, formados por pessoas com músculos fracos e fortes.
e. B e D são, respectivamente, formados por pessoas com perfil maratonista e sedentário.

Um jogador de futebol fraturou a tíbia. Após um longo período de imobilização para a cicatrização óssea e de fisioterapia para a reabilitação motora, as radiografias desse osso mostrarão a presença de um calo ósseo, que:
a. Impedirá a atividade física.
b. Diminuíra devido à atividade dos osteoclastos.
c. Torna o osso mais longo.
d. Diminuíra devido à atividade dos osteoblastos.
e. Aumentará, graças aos osteoblastos.

Mais conteúdos dessa disciplina