Buscar

Há certas características do solo que podem ser vistas a olho nu ou facilmente percebidas pelo tato e que são frequentemente utilizadas para a desc...

Há certas características do solo que podem ser vistas a olho nu ou facilmente percebidas pelo tato e que são frequentemente utilizadas para a descrição de sua aparência no ambiente natural. Entre as principais caracteristicas estão a cor, a textura ou granulometria, a estrutura, a consistência e a espessura dos horizontes.

Referente a esta análise macroscópica do solo, considere as seguintes afirmativas:

1 - Os solos escuros, tendendo para o marrom, quase sempre podem ser associados à presença de matéria orgânica em decomposição em teor elevado; a cor vermelha é indicativa da presença de óxidos de ferro e de solos bem drenados; as tonalidades acinzentadas, mais comumente encontradas junto às baixadas, são indício de solos frequentemente encharcados.

Il - A textura ou granulometria não descreve a proporção de partículas de diferentes dimensões, pois cada tipo de solo tem granulometria distinta, as partículas têm praticamente o mesmo tamanho, areia com partículas menores e argila com partículas maiores.

Il - A textura ou granulometria é a base de classificação mais conhecida dos solos, pela qual identificamos a areia, a argila etc., e explica, também, algumas das principais propriedades dos solos, como a drenabilidade.

Está correto apenas o que se afirma em:

A) I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) I e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I e III. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a cor do solo pode indicar a presença de matéria orgânica em decomposição, óxidos de ferro e solos encharcados. - A afirmativa II está incorreta, pois a granulometria descreve a proporção de partículas de diferentes dimensões, e não cada tipo de solo tem granulometria distinta, como afirmado. - A afirmativa III está correta, pois a textura ou granulometria é a base de classificação mais conhecida dos solos e explica algumas das principais propriedades dos solos, como a drenabilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais