Buscar

As oportunidades de emprego e o acesso a serviços, como transporte público, costumam ficar concentrados em algumas das regiões da cidade. Estas, pe...

As oportunidades de emprego e o acesso a serviços, como transporte público, costumam ficar concentrados em algumas das regiões da cidade. Estas, pelo uso do espaço urbano, são acessíveis apenas às camadas mais ricas da população. Com isso, os mais pobres são empurrados para locais mais periféricos e menos valorizados. Nessas periferias, populações, muitas vezes, se organizam por conta própria, inclusive em terrenos ocupados e sem título jurídico. Entretanto, tais áreas, não raro, ficam carentes de serviços básicos, como água, saneamento, serviços de educação e de saúde. Dessa forma, a ausência do Estado pode aprofundar as contradições do processo de urbanização.”  

Sobre as desigualdades socioespaciais urbanas, o texto exposto acima e o material didático estudado levam a entender que: 



a.Desigualdade socioespacial remete ao uso do espaço urbano com maiores facilidades por aqueles com rendas mais altas, ficando aqueles de rendas mais baixas com o ônus da periferização compulsória. 

b.Desigualdade socioespacial remete à segregação socioespacial dos grupos de rendas mais baixas que optaram por viver às margens do favorecimento do agente Estado. 

c.Desigualdade socioespacial remete a grupos sociais excluídos que optam por viver nas periferias, em imóveis não titularizados, para se isentarem do pagamento de tributos tais como o IPTU e as contribuições para o fornecimento de energia e água potável.  

d.Desigualdade socioespacial remete a uma nomenclatura ultrapassada porque, nas grandes cidades, os programas de inclusão social mudaram essa condição. 

e.Desigualdade socioespacial remete a condições presentes em países que, diferentemente do Brasil, têm escassez de recursos naturais. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Desigualdade socioespacial remete ao uso do espaço urbano com maiores facilidades por aqueles com rendas mais altas, ficando aqueles de rendas mais baixas com o ônus da periferização compulsória." O texto explica que as oportunidades de emprego e acesso a serviços estão concentrados em algumas regiões da cidade, que são acessíveis apenas às camadas mais ricas da população, empurrando os mais pobres para locais mais periféricos e menos valorizados, carentes de serviços básicos. Isso gera uma desigualdade socioespacial, onde aqueles com rendas mais altas têm mais facilidades e acesso a serviços, enquanto aqueles com rendas mais baixas são empurrados para a periferia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais