Buscar

A base genética do albinismo foi descoberta pelo médico inglês Archibald Garrod, que identificou, em 1908, que a condição era hereditária, como uma...

A base genética do albinismo foi descoberta pelo médico inglês Archibald Garrod, que identificou, em 1908, que a condição era hereditária, como uma característica autossômica recessiva, o que significa que uma pessoa tem de receber duas cópias de uma mutação albina – uma do pai e uma da mãe – para apresentar o albinismo.

Fonte: Benjamin A. Pierce. Genética: um enfoque conceitual, 5. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Sabendo que o albinismo é uma anomalia genética, e que existem dois genes envolvidos nessa característica, (A) que permite a síntese de melanina e seu alelo (B), que não permite a síntese de melanina. Qual a probabilidade de pais heterozigotos com pigmentação normal da pele ter uma criança albina?


a.

50%


b.

75%


c.

00%


d.

25%


e.

100%

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A probabilidade de pais heterozigotos com pigmentação normal da pele ter uma criança albina é de 25%, alternativa D. Isso ocorre porque ambos os pais são heterozigotos, ou seja, possuem um alelo normal (A) e um alelo para albinismo (B). Quando eles têm um filho, há uma chance de 25% de que ambos os alelos B sejam transmitidos para a criança, resultando em albinismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais