Buscar

Texto 1 O controle interno é exercido por todos os órgãos sobre suas respectivas administrações?

Texto 1

O controle interno é exercido por todos os órgãos sobre suas respectivas administrações, com o objetivo de assegurar a observância do direito e a satisfação das necessidades coletivas e dos interesses individuais. O controle externo é realizado por órgão diverso, não pertencente à estrutura do responsável pelo ato controlado. Apresento a seguinte estruturação, abrangendo todos os agentes controladores, a qual permitirá uma visualização ampla do controle da Administração Pública: I - controle público estatal interno; externo: b.1) jurisdicional (exercido pelo Poder Judiciário); b.2) parlamentar ou político (exercido pelo Congresso Nacional); b.2.1) direto; b.2.2) indireto. b.3) controle exercido diretamente pelo Tribunal de Contas. II – controle público não-estatal controle social. [...] O controle social, mecanismo de manifestação da cidadania ativa, é exercido por meio da participação popular soerguendo-se como forma de expressão da democracia direta, pois se trata da participação direta do cidadão. O controle exercido pela sociedade manifesta-se por iniciativas individuais dos cidadãos, pela participação em audiências públicas e por meio de órgãos colegiados, tais como os conselhos gestores de políticas públicas criados para a fiscalização e acompanhamento de transferências financeiras da União para os Estados e Municípios. Trecho extraído da Revista do TCU nº 94, O TCU e os controles estatal e social da Administração Pública’, pgs.13-47, disponível em: https://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/767 Links to an external site.. Acesso em: 24 set.2023. Texto 2 image.png image.png image.png image.png Disponível em: https://fiscalizandocomtce.tce.mg.gov.br/#/public/dashboard Links to an external site.. Acesso em: 24 set. 2023. Com base nos Textos 1 e 2, avalie as afirmações a seguir: I – O “Fiscalizando como o TCE” é uma ferramenta de divulgação de dados e informações do controle externo, exercido diretamente pelo Tribunal de Contas Mineiro. II – O “Fiscalizando com o TCE” facilita a realização do controle social, uma vez que divulga vários dados e informações dos entes públicos. III – O controle público não-estatal se subdivide em controle interno e externo. É correto o que se afirma em: Grupo de escolhas da pergunta d) I e III, apenas. c) I e II, apenas. a) I, apenas. b) II, apenas. e) I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I e II, apenas. O Texto 1 apresenta uma estruturação do controle da Administração Pública, que inclui o controle interno e externo, além do controle social. Já o Texto 2 apresenta a ferramenta "Fiscalizando com o TCE", que é uma forma de divulgação de dados e informações do controle externo, exercido diretamente pelo Tribunal de Contas Mineiro. Dessa forma, as afirmações I e II estão corretas, enquanto a afirmação III está incorreta, pois o controle público não-estatal se subdivide em controle social, e não em controle interno e externo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais