Buscar

Após as alterções introduzidas pelo Decreto nº 10.890/2021, o Decreto nº 10.153/2019 passou a prever que o recebimento e a apuração de denúncias de...

Após as alterções introduzidas pelo Decreto nº 10.890/2021, o Decreto nº 10.153/2019 passou a prever que o recebimento e a apuração de denúncias de retaliação seriam de competência exclusiva da Controladoria-Geral da União, na condição de órgão central dos sistemas de ouvidoria, correição e controle interno. Ademais, a regulamentação trouxe os requisitos da denúncia de retaliação, que incluem a indicação da denúncia original que teria dado motivo ao ato de retaliação, bem como a necessidade prévia de habilitação de tal denúncia.

Qual é a afirmação correta sobre a denúncia de retaliação, de acordo com o Decreto nº 10.153/2019?


a) A denúncia de retaliação deve ter sido habilitada pela unidade de ouvidoria, uma vez veri�cados os requisitos mínimos de autoria, materialidade e relevância que amparem a sua apuração.
b) Para os �ns de concessão de proteções contra retaliações, a denúncia não precisa ter sido habilitada pela unidade de ouvidoria, bastando que haja o encaminhamento das provas da retaliação sofrida.
c) Cada ouvidoria do SISOUV é competente para receber e apurar as denúncias de retaliação, bem como de instaurar e julgar os processos para responsabilização administrativa resultantes de suas apurações.
d) Tanto o direito à proteção da identidade do denunciante quanto o direito de registrar uma denúncia de retaliação são devidos desde o momento da formalização de qualquer denúncia junto à Administração Pública.
e) Apenas pessoas físicas são condideradas denunciantes no Brasil e, por conseguinte, têm o direito de denunciar retaliações sofridas.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A denúncia de retaliação deve ter sido habilitada pela unidade de ouvidoria, uma vez verificados os requisitos mínimos de autoria, materialidade e relevância que amparem a sua apuração." Isso porque o Decreto nº 10.153/2019, após as alterações introduzidas pelo Decreto nº 10.890/2021, prevê que a denúncia de retaliação deve ser habilitada pela unidade de ouvidoria, desde que verificados os requisitos mínimos de autoria, materialidade e relevância que amparem a sua apuração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais