Buscar

A gestão de recursos hídricos baseada no recorte territorial das bacias hidrográficas ganhou força no início dos anos 1990, quando os Princípios de...

A gestão de recursos hídricos baseada no recorte territorial das bacias hidrográficas ganhou força no início dos anos 1990, quando os Princípios de Dublin foram acordados na reunião preparatória à Rio-92. Diz o Princípio n.1 que a gestão dos recursos hídricos, para ser efetiva, deve ser integrada e considerar todos os aspectos, físicos, sociais e econômicos. Para que essa integração tenha o foco adequado, sugere-se que a gestão esteja baseada nas bacias hidrográficas.

 

PORTO, Monica Ferreira do Amaral; PORTO, Rubem La Laina. Gestão de bacias hidrográficas. Estudos avançados, São Paulo, v. 22, n. 63, p. 43-60, 2008.

 

Diante disso, leia a situação a seguir.

 

Ronaldo é arquiteto e urbanista, especializado em planejamento urbano. Ele atua junto ao departamento de água e esgoto de seu estado, onde está responsável por atualizar as medidas de gestão referentes às bacias hidrográficas que abastecem as cidades do estado. Antes de uma reunião com diversos prefeitos e autoridades locais, ele deve explicar sobre a importância das bacias hidrográficas como fonte de água potável.

 

Em relação à água e às bacias hidrográficas, considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.

 

I. Ronaldo pode introduzir o assunto explicando que as bacias hidrográficas representam elementos fundamentais de análise no ciclo hidrológico, isso ocorre pois elas englobam todos os aspectos referentes à infiltração e ao escoamento superficial, que são variáveis importantes na tomada de decisão do planejamento urbano.

 

II. Ronaldo pode comentar que as bacias hidrográficas podem ser definidas como as áreas limitadas por divisores de água, que separam as bacias adjacentes e atuam como fonte de captação de água natural de precipitação em grandes volumes, fator este que determina o fornecimento de água à população.

 

III. Ronaldo pode esclarecer que todos os cursos de água, independente de seu tamanho ou forma, são produtos da topografia local e da bacia hidrográfica, que são consideradas no Brasil como Unidades de Gestão de Recursos Hídricos, elementos essenciais para o planejamento regional de uso, proteção e conservação.

 

É correto o que se afirma em

A) 

II e III, apenas.

B) 

II, apenas.

C) 

I e III, apenas.

D) 

I, apenas.

E) 

I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I, II e III. Justificativa: I. Ronaldo pode introduzir o assunto explicando que as bacias hidrográficas representam elementos fundamentais de análise no ciclo hidrológico, isso ocorre pois elas englobam todos os aspectos referentes à infiltração e ao escoamento superficial, que são variáveis importantes na tomada de decisão do planejamento urbano. (Correta) II. Ronaldo pode comentar que as bacias hidrográficas podem ser definidas como as áreas limitadas por divisores de água, que separam as bacias adjacentes e atuam como fonte de captação de água natural de precipitação em grandes volumes, fator este que determina o fornecimento de água à população. (Correta) III. Ronaldo pode esclarecer que todos os cursos de água, independente de seu tamanho ou forma, são produtos da topografia local e da bacia hidrográfica, que são consideradas no Brasil como Unidades de Gestão de Recursos Hídricos, elementos essenciais para o planejamento regional de uso, proteção e conservação. (Correta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais