Buscar

Para outros geógrafos e "cientistas regionais" (em geral economistas) o principal elemento diferenciador/ identificador de regiões refere-se à dinâ...

Para outros geógrafos e "cientistas regionais" (em geral economistas) o principal elemento diferenciador/ identificador de regiões refere-se à dinâmica econômica - nascem assim regiões como a região polarizada ou funcional urbana, comandada pelas diferentes funções econômicas de cada centro urbano e a hierarquia estabelecida entre eles, especialmente através do seu papel comercial e de prestação de serviços. Essa abordagem funcionalista da região teve origem na região nodal de geógrafos como Halford Mackinder e o próprio La Blache. Ela foi sofisticada nos anos 1930 por teorias como a do lugar central de Walter Christaller. Em outras bases filosóficas, como a materialista dialética, encontramos a região como produto da divisão espacial capitalista do trabalho ou das relações desiguais e combinadas entre centros e (semi)periferias. A força dessas concepções faz com que a disciplina que até hoje mais dialogou com a Geografia através do conceito de região seja a Economia. Daí o fato de que muitas das abordagens mais difundidas de região estejam focadas sobretudo na reprodução econômica, enfatizando a articulação espacializada das práticas econômico- funcionais.

HAESBAERT, Rogério. Região, Regionalização e Regionalidade: questões contemporâneas. In. Antares Letras e Humanidade (Caxias do Sul), n.3, 2010.

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. As marcas culturais são muito importantes para a definição de determinada porção espacial enquanto região.

 

PORQUE

 

II. As marcas culturais determinam as características da região, tanto em seu processo histórico quanto na dimensão social da população que vivem no espaço.

 

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.

a.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

b.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

d.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

e.

As asserções I e II são proposições falsas.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais