Buscar

Desafio A resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR Nº 21 DE 05.04.2012 – dispõe sobre as atividades e atribuições profis...

Desafio

A resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR Nº 21 DE 05.04.2012 – dispõe sobre as atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista em seu artigo 2°. Em seu parágrafo único, a resolução define os campos de atuação profissional, dentre eles: o patrimônio histórico cultural e artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades.

Você faz parte de um grupo de profissionais convidados a fazer análise, reflexão e proposição sobre a função social da propriedade urbana – à luz da Constituição Federal (1988) em seu artigo 182 e do Estatuto da Cidade (2001) – sobre um imóvel com destinação inadequada.

A partir dos instrumentos conhecidos do Estatuto da Cidade, escolha um prédio de sua cidade e explique como poderia ter sido a adequação desse imóvel.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR Nº 21 DE 05.04.2012 define as atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista em seu artigo 2°. Em seu parágrafo único, a resolução define os campos de atuação profissional, dentre eles: o patrimônio histórico cultural e artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades. Para adequar um imóvel com destinação inadequada, é possível utilizar os instrumentos previstos no Estatuto da Cidade, como a desapropriação, o parcelamento, a edificação ou utilização compulsórios, o IPTU progressivo no tempo, entre outros. É importante analisar as características do imóvel e do entorno para definir qual instrumento é mais adequado. Por exemplo, se o imóvel estiver abandonado e sem função social, pode-se utilizar a desapropriação para que ele seja destinado a uma função social, como a construção de moradias populares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais