Buscar

Na decomposição da rocha e formação do solo, os processos de alteração do mineral são designados de processos químicos, sendo estes ocasionados p...

 

Na decomposição da rocha e formação do solo, os processos de alteração do mineral são designados de processos químicos, sendo estes ocasionados por vários agentes, como água, oxigênio e ácidos minerais ou orgânicos.

Sobre o papel do intemperismo na mineralogia do solo, assinale a alternativa correta:​​​​​​​

A. 

O calor é o principal agente no processo de alteração do mineral. Por esse motivo, esse agente acelera a decomposição e degradação de rochas e minerais nas regiões tropicais.

B. 

As reações químicas são influenciadas, por exemplo, por oscilações das condições ambientais do meio. Componentes como a água são retirados ou adicionados, fazendo com que as reações sejam aceleradas ou retardadas. 

C. 

A fase solúvel se refere à fase residual, ou seja, ao material que resta no perfil de fixação (perfil de solo), como os oxi-hidróxidos de ferro e alumínio, que modificam a composição química da rocha.

D. 

A fase residual resulta de substâncias dissolvidas que drenam o perfil de solo, tornando-o enriquecido por constituintes menos solúveis. Citam-se como exemplo os minerais primários residuais. 

E. 

O pH das águas percolantes na maior parte dos ambientes das superfícies terrestres está entre 2 e 5. Ou seja, nesses ambientes ácidos, a degradação dos minerais ocorre de forma acelerada.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "O pH das águas percolantes na maior parte dos ambientes das superfícies terrestres está entre 2 e 5. Ou seja, nesses ambientes ácidos, a degradação dos minerais ocorre de forma acelerada." Isso ocorre porque a água ácida pode dissolver os minerais e acelerar o processo de intemperismo químico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais