Buscar

De acordo com os princípios da atuação da Administração pública, a autotutela e a tutela ou controle diferem entre si nos seguintes aspectos: I - ...

De acordo com os princípios da atuação da Administração pública, a autotutela e a tutela ou controle diferem entre si nos seguintes aspectos:

I - A autotutela é espontânea e se opera de ofício, enquanto a tutela é exercida sempre mediante provocação do interessado ou de terceiros prejudicados.
II - A autotutela se dá no âmbito administrativo, de ofício pela Administração direta ou mediante representação, e a tutela é exercida pelo Poder Judiciário.
III - Ambas são exercidas pela própria Administração, sendo a tutela expressão do poder disciplinar e a autotutela do poder hierárquico.
IV - A tutela decorre do poder hierárquico e a autotutela é expressão da supremacia do interesse público fundamentando o poder de polícia.
V - É através da tutela que a Administração direta exerce o controle finalístico sobre entidades da Administração indireta, enquanto pela autotutela exerce controle sobre seus próprios atos.
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e V, apenas.
e) IV e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

TRT - 11 Região (AM e RR)
15 pág.

Tecnico Trt Centro Universitário Internacional UninterCentro Universitário Internacional Uninter

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com os princípios da atuação da Administração pública, a autotutela e a tutela ou controle diferem entre si nos seguintes aspectos: I - A autotutela é espontânea e se opera de ofício, enquanto a tutela é exercida sempre mediante provocação do interessado ou de terceiros prejudicados. II - A autotutela se dá no âmbito administrativo, de ofício pela Administração direta ou mediante representação, e a tutela é exercida pelo Poder Judiciário. III - Ambas são exercidas pela própria Administração, sendo a tutela expressão do poder disciplinar e a autotutela do poder hierárquico. IV - A tutela decorre do poder hierárquico e a autotutela é expressão da supremacia do interesse público fundamentando o poder de polícia. V - É através da tutela que a Administração direta exerce o controle finalístico sobre entidades da Administração indireta, enquanto pela autotutela exerce controle sobre seus próprios atos. Alternativa correta: d) I, II e V, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais