Logo Passei Direto
Buscar
Escolha a alternativa que contém apenas revoltas de caráter separatista que ocorreram durante o período colonial.


Guerra dos Mascates, Revolta de Beckman e Revolução de Pernambuco.
Inconfidência Mineira, Revolta e Vila Rica e Conjuração dos Alfaiates.
Inconfidência Mineira, Conjuração dos Alfaiates e Revolução de Pernambuco.
Inconfidência Mineira, Revolta de Felipe dos Santos e Revolução de Pernambuco.
X Conjuração dos Alfaiates, Revolução de Pernambuco e Guerra dos Mascates.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: Inconfidência Mineira, Conjuração dos Alfaiates e Revolução de Pernambuco. As outras alternativas contêm revoltas que não tinham caráter separatista. A Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates foram movimentos que buscavam a independência do Brasil em relação a Portugal, enquanto a Revolução de Pernambuco foi uma revolta separatista que ocorreu em Pernambuco no ano de 1817.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual a aproximação possível que podemos fazer entre a Revolta dos Mascates ocorrida em Pernambuco e a Guerra dos Emboabas na região das Minas?


Nas duas os revoltosos se organizaram contra o governador enviado para administrar as duas capitanias
Tanto a dos mascates como a guerra dos emboabas buscavam a separação entre o Brasil e Portugal
Ambas as revoltas eram contra o contrabando de produtos coloniais (ouro e açúcar) para outros reinos europeus como Espanha e Holanda.
Em ambas a população “tradicional” da região buscava afastar os forasteiros e manter sua vida anterior a chegada de imigrantes
As duas tiveram seus principais líderes enforcados e esquartejados para servirem de exemplo à população

Como era a relação dos portugueses e dos jesuítas com os idiomas que não fossem o português na colônia?


Houve bastante tolerância com as línguas nativas dos indígenas e com o idioma trazido com os escravos que chegavam do continente africano. Os jesuítas se esforçaram em aprender todos eles para se comunicar com os índios e os africanos escravizados
Portugueses e jesuítas se recusaram a aprender os idiomas dos indígenas, mas utilizavam “intérpretes” para se comunicar com eles no intuito de catequizá-los e fazerem com que trabalhassem para eles. Os idiomas trazidos pelos africanos escravizados não foram tolerados
Enquanto os portugueses passaram a se comunicar com indígenas e africanos escravizados em uma língua que misturava vocabulário de vários idiomas, os jesuítas utilizavam exclusivamente o português para catequizar os índios
Tanto governantes como jesuítas abominavam qualquer língua que não fosse a portuguesa, exigindo que tanto escravos africanos como indígenas aprendessem seu idioma.
Durante muitos anos foi comum os portugueses aprenderem a se comunicar nas línguas nativas; os jesuítas chegaram a escrever gramáticas de tupi que auxiliavam na catequização dos indígenas. Os idiomas vindos com os escravos, por outro lado, eram proibidos

Segundo a historiadora Leila Algranti, por que os lares dos moradores da América portuguesa apresentavam certo “primitivismo”?


Porque a ideia de beleza era diferente naquele período e os observadores dos dias de hoje não compreendem aquela organização
Porque a influência indígena fazia com que os portugueses perdessem os hábitos europeus mesmo dentro de suas casas.
Porque havia uma lei na colônia obrigando seus moradores a não ostentarem móveis ou ornamentos em suas casas
Porque a religião católica não permitia casas que ostentassem qualquer espécie de luxo especialmente na colônia
X Porque os habitantes estavam mais preocupados com o trabalho e sobrevivência do que com requintes para suas moradias.

Qual foi a sequência dos acontecimentos após o motim se iniciar no engenho de Manuel Beckman?


Apesar de importante para a História do Brasil, o motim se manteve apenas na fazenda de Manuel Beckman e em pouco tempo se desfez devido às promessas de melhorias feitas pela governador.
Durante quase dez anos o novo governo fundando por Beckman e seus apoiadores administrou de maneira exemplar o Maranhão, mas com seu assassinato por um enviado da Coroa, a região voltou a ser administrada pelo governador enviado por Portugal.
A Revolta de Beckman foi a primeira revolta separatista da América portuguesa; eles fundaram uma República baseada nos ideais iluministas vigentes na Europa.
Após o motim, Manuel Beckman foi preso e condenado à morte, mas conseguiu fugir para a França, onde viveu até o fim de seus dias.
X O motim se espalhou por outras regiões do Maranhão e contou com a participação de índios e negros escravizados, mas foi reprimido pelas forças portuguesas e seus líderes foram presos e executados.

Mais conteúdos dessa disciplina