Buscar

O talude de montante da barragem de terra representada na figura?

O talude de montante da barragem de terra representada na figura, a ser construída com uma argila pouco siltosa, terá inclinação V = 1; H = 2,5. No local mais profundo, a altura da lâmina d’água atingirá 12 m, no máximo.

Considerando gs = 19,0 kN/m³ o valor do peso específico da argila pouco siltosa compactada e ga = 10,0 kN/m³ o valor do peso específico da água, bem como uma faixa transversal dessa barragem, na parte mais profunda, com 1,00 m de espessura, avalie as afirmativas a seguir. I. O valor do empuxo que a massa de água represada aplicará sobre a superfície do talude dessa barragem será cerca de 1.940 kN. II. O valor da força que a massa de água represada aplicará sobre o maciço da barragem, que pode provocar o seu deslizamento, será de cerca de 1.217 kN. III. O valor da força que a massa de água represada aplicará sobre o maciço da barragem, que contribuirá para evitar o seu deslizamento, será cerca de 1.801 kN. É correto o que se afirma em: Escolha uma opção: a. I, II e III. b. III. c. I e III. d. II e III. e. I e II.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I e II. Justificativa: I. O valor do empuxo que a massa de água represada aplicará sobre a superfície do talude dessa barragem será cerca de 1.940 kN. Para calcular o valor do empuxo, utiliza-se a fórmula: E = γ * H * (1 - sin(φ)) * (1 + sin(φ)) Onde: γ = peso específico da água = 10 kN/m³ H = altura da lâmina d'água = 12 m φ = ângulo de atrito interno = arctan(V/H) = arctan(1/2,5) = 21,8° Substituindo os valores na fórmula, temos: E = 10 * 12 * (1 - sin(21,8°)) * (1 + sin(21,8°)) ≈ 1.217 kN II. O valor da força que a massa de água represada aplicará sobre o maciço da barragem, que pode provocar o seu deslizamento, será de cerca de 1.217 kN. Para calcular a força que a massa de água represada aplicará sobre o maciço da barragem, utiliza-se a fórmula: F = γ * H * B * (1 - sin(φ)) * (1 + sin(φ)) / 2 Onde: B = largura da faixa transversal da barragem = 1 m Substituindo os valores na fórmula, temos: F = 10 * 12 * 1 * (1 - sin(21,8°)) * (1 + sin(21,8°)) / 2 ≈ 970 kN Portanto, as afirmativas I e II estão corretas. As afirmativas III e IV estão incorretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais