Buscar

) De acordo com a norma ABNT NBR 5419 para sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), considere as afirmações a seguir:  I – O métod...

)

De acordo com a norma ABNT NBR 5419 para sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), considere as afirmações a seguir: 

I – O método de proteção com captores do tipo Franklin, com base em suas características e imposições feitas pela norma, está sendo muito mais implementado em edifícios, sendo que é considerado o método ideal para edificações de grandes dimensões. 

II – É função do sistema de para-raios, ou sistema de proteção contra descargas atmosféricas, proteger equipamentos eletrônicos (televisores, centrais de comando de elevadores, motores de portão, interfones, centrais telefônicas, subestações de energia etc.). 

III – Não é preciso realizar Testes de Continuidade nas estruturas de concreto armado e não há limites impostos pela norma para o dimensionamento mínimo dos condutores utilizados no subsistema de captação. 

IV – A utilização de hastes com captores Franklin em prédios altos objetiva a proteção localizada de antenas e outras estruturas altas que possam existir no topo da edificação, sendo que o restante da edificação deve estar protegido pelos cabos que fazem parta da malha da Gaiola de Faraday. 

V – Para um projeto de SPDA correto, a resistência ôhmica resultante do contato entre o eletrodo e o solo deve permanecer inferior a 50 Ohms, sendo que o processo de medição de aterramento pode ser feito localmente, e não requer uma avaliação de todo o sistema. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) apenas as afirmações I, II e IV estão corretas. Justificativa: I - O método de proteção com captores do tipo Franklin é um dos métodos mais utilizados em edifícios, mas não é considerado o método ideal para edificações de grandes dimensões, pois a norma ABNT NBR 5419 não faz essa distinção. II - É função do sistema de para-raios, ou sistema de proteção contra descargas atmosféricas, proteger equipamentos eletrônicos, conforme afirmado na norma ABNT NBR 5419. III - É preciso realizar Testes de Continuidade nas estruturas de concreto armado e há limites impostos pela norma para o dimensionamento mínimo dos condutores utilizados no subsistema de captação. IV - A utilização de hastes com captores Franklin em prédios altos objetiva a proteção localizada de antenas e outras estruturas altas que possam existir no topo da edificação, mas o restante da edificação deve estar protegido pelos cabos que fazem parte da malha da Gaiola de Faraday. V - Para um projeto de SPDA correto, a resistência ôhmica resultante do contato entre o eletrodo e o solo deve permanecer inferior a 10 Ohms, e o processo de medição de aterramento deve ser feito em todo o sistema, conforme afirmado na norma ABNT NBR 5419.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais