Buscar

O poder é o exercício humano de suas capacidades de domínio. O ser humano usa de suas atribuições de autoridade para promover o domínio sobre os ou...

O poder é o exercício humano de suas capacidades de domínio. O ser humano usa de suas atribuições de autoridade para promover o domínio sobre os outros. Não poucas vezes, esse domínio acontece por meio da violência. Não é por acaso que estamos vivendo uma época de tremenda insegurança pública. Há duas formas fundamentais do exercício da capacidade de dominação e, quando essas duas formas, conhecimento e propriedade, unem-se em torno de um poder único, as relações de poder se complexificam. O resultado são os poderes totalitários, representados outrora pelo Nazismo, Fascismo , e mais tarde na Guerra Fria, através dos Estados Unidos e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Hoje, o Estado Totalitário chama-se, tomando uso de maneira lacônica das respeitadas palavras de Max Weber, Mão Invisível do Mercado. Aquela mão que você não vê, mas que está lá sobre o Estado, sobre as instituições, sobre as religiões, sobre as culturas, sobre a mídia, sobre a ética, sobre as ciências, sobre as instituições médicas, sobre as forças de segurança, sobre os recursos naturais, violentando os seres humanos e a natureza a fim de que eles aceitem definitivamente as regras do Capital. Considere tais reflexões e julgue os itens abaixo e assinale o único correto:

Os sistemas políticos e religiosos não podem ser considerados instrumentos de poder sobre as pessoas.
A palavra e o silêncio, apesar de exercerem poder sobre o ser humano não são consideradas como instrumento do exercício da capacidade de domínio.
As duas formas de poder fundamentais são a posse e a política.
As tragédias naturais e a morte devem ser consideradas formas do exercício do poder.
A estrutura social é a base principal da forma de poder político na sociedade.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando aprendizado 1 - Fundamentos das ciências Sociais
2 pág.

Fundamentos das Ciências Sociais Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Os sistemas políticos e religiosos não podem ser considerados instrumentos de poder sobre as pessoas." Isso porque, de acordo com o texto, o poder é exercido por meio das atribuições de autoridade que promovem o domínio sobre os outros, e as instituições políticas e religiosas podem ser instrumentos de poder sobre as pessoas. Portanto, a afirmação contida na primeira alternativa está incorreta. As outras alternativas também estão incorretas, pois a segunda afirmação reconhece que a palavra e o silêncio exercem poder sobre o ser humano, a terceira afirmação menciona a posse e a política como formas de poder, a quarta afirmação menciona tragédias naturais e morte como formas de poder, e a quinta afirmação não é mencionada no texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais