Buscar

Analise abaixo os seguintes excertos de legislação e de jurisprudência:     TEXTO I Súmula 306/STJ: “O benefício da denúncia espontânea não se apli...

Analise abaixo os seguintes excertos de legislação e de jurisprudência:

   

TEXTO I

Súmula 306/STJ: “O benefício da denúncia espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento por homologação regularmente declarados, mas pagos a destempo”.

  

TEXTO II

“CTN - Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração”.

    

Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

   

I. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça está pacificada em relação ao entendimento de que a figura da denúncia espontânea, prevista no art. 138 do CTN, não se aplica quando o contribuinte não agir com “espontaneidade”, sendo que o mero cumprimento de obrigações acessórias já configuraria como uma manifestação perante o fisco apta a impedir a sua aplicação.

    

PORQUE

    

II. O art. 138 do Código Tributário Nacional condiciona a sua aplicação à espontaneidade do contribuinte, bem como ao recolhimento do tributo devido em todo o caso, evitando que o atraso no pagamento gere ainda maiores problemas.

    

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


💡 2 Respostas

User badge image

Ariane Oliveira

I verdadeira e a assertiva II é falsa

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais